Céu de fevereiro de 2016: chegou o momento de concretizar teorias

Mês de Carnaval, fevereiro traz como novidade o trígono entre o inventivo Urano e o construtor Saturno, configurando um cenário astral propício a invenções e a todo tipo de ideias novas, que poderão ser absorvidas pela sociedade. Saturno é o astro das realizações e dá a Urano um canal de expressão, configurando um momento de concretizar teorias, tendências e descobertas da ciência e da tecnologia. Embora o trígono não esteja completo, já sentiremos um pique produtivo e realizador neste mês. Ambos os astros, que são lentos, formarão este aspecto mais algumas vezes ao longo dos próximos dois anos e meio.
Por outro lado, Urano recebe a pressão de Plutão, o astro das transformações dramáticas, seja em termos sociais, culturais ou geoclimáticos. Quando estes dois astros que simbolizam titãs armam embates, a Terra treme --e, nesse caso, pode ser literalmente. Então, ao mesmo em que estaremos vivendo um aspecto construtivo e positivo, estaremos sendo pressionados a inventar novas formas de viver, para superar as tais “vibrações plutonianas”, em geral, pouco agradáveis, por sua intensidade e dramaticidade. O ódio que se vê estampado nas redes sociais contra esse ou aquele agrupamento cultural, social ou político é típico deste aspecto. Quando isso vai terminar? Provavelmente só em meados do ano que vem, mas será preciso mudar consciências e percepções.
É nesse contexto geral que fevereiro irá transcorrer. A Lua minguante em Escorpião abre o mês, sinalizando reflexões e revisões por parte do Governo Federal. Lembremos sempre: Escorpião é o signo que tem relação com o Governo Federal, qualquer que seja o partido ou o governante que esteja ocupando o Palácio da Alvorada. Nesse clima de revisões, Mercúrio e Urano se atropelam, sinalizando problemas de comunicação, seja com a mídia ou com os sistemas físicos, a exemplo das usinas. Ainda bem que o Sol e Saturno se entendem na primeira semana, trazendo um senso de responsabilidade social às decisões.
A Lua nova em Aquário vem brilhando por paz e convivência urbana, no dia 8. Ressalta o Brasil, cujo Ascendente é Aquário, além do Carnaval, das praias, dos lagos e da Bacia Amazônica. Nesse período, Vênus da beleza e o energético Marte formam um lindo aspecto com o grande e benéfico Júpiter --nada melhor para dar um pouco de alegria e esperança ao povo e também para quem vem ao país! Essa onda boa vai do Carnaval até o início da segunda quinzena.
Na segunda quinzena, teremos, além do Sol, a visita de Mercúrio --o astro das comunicações-- e Vênus --da arte e da beleza-- no amigável e irreverente Aquário. Será um bom período para o Brasil avançar nas negociações com os países vizinhos, aproximando-se mais deles.
Finalmente, no dia 19, o Sol alcança Peixes. Neste signo de sensibilidade, misericórdia --e também caos e confusão-- alguns temas emergem com força: recursos naturais, esportes e malversação de fundos públicos e privados. Peixes é o signo que dissolve os limites e borra as fronteiras entre o que é meu e o que é nosso, além de marcar o setor de riquezas nacionais.
A Lua cheia em Virgem aciona a atenção geral para as dívidas públicas, o sistema bancário, o dinheiro etc. Será um momento de tensões e polarizações em torno dos caminhos econômicos e do tal ajuste financeiro. Nos dias subsequentes, teremos Mercúrio e Saturno em sintonia, inspirando decisões possíveis e responsáveis no setor, ao mesmo tempo em que o astro da comunicação estará agindo com Urano. Significa que o diálogo e até a mídia serão meios de colocar em ação conjunta aquele aspecto astrológico especial comentado no início. Uma das épocas boas para avançar na ciência, tecnologia e demais assuntos correlatos que tenham interesse público.
Como um fecho de ouro para o mês de fevereiro, teremos Sol e Netuno em conjunção no artístico Peixes, enlevando multidões com espetáculos de arte. Por ser um signo de elemento Água e relacionado a oceanos, podemos esperar um período de muitas chuvas e problemas causados por elas. No plano artístico e cultural, porém, veremos a ascensão de mulheres e também um momento positivo para as artes, com Vênus formando a ponte entre Saturno e Urano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.