Topo

Xan Ravelli

Desabafos de 2020 e três investimentos vaidosos pra 2021

Xan Ravelli - Arquivo pessoal
Xan Ravelli Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

20/12/2020 04h00

Pensei em fazer uma retrospectiva e olhar para as conquistas individuais e dores coletivas que esse ano trouxe. E definitivamente não foi um ano fácil. Não foi fácil pra quem é mãe e se viu em meio a uma educação a distância forçada e crianças ansiosas.

Não foi fácil pra quem é preta ouvir e chorar a morte de cada inocente com a mesma cor que você, seus filhos, seus irmãos, seus amores. Não foi fácil pra quem é brasileira: descaso, abuso, estupro, negligência, injustiça, ignorância. Não foi fácil pra ninguém.

Minha avó dizia que é pra frente que se anda e é pra cima que se olha. Eu quero muito falar sobre presença e a importância de existir no momento em que se está vivendo, mas deixo isso pra 2021.

Nesse momento, prefiro apenas concordar com a finada dona Carmem: andar pra frente, olhar pra cima e pensar em três investimentos que eu vou fazer em 2021 para me sentir mais bonita, mais conectada com a minha inteligência e mais consciente de mim. Bora...

1- Ginástica abdominal hipopressiva
É um método que utiliza recursos para diminuir a pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica. É bastante utilizado por mulheres que já têm filhos porque ajuda na diminuição da diástase, trata e previne incontinência urinária, fortalece e aumenta o tônus da musculatura do assoalho pélvico e abdominal, entre outros benefícios. Depois do meu segundo filho, eu percebi que, quando espirrava, um pouco de xixi escapava sem querer. Uma amiga sugeriu o método e, mesmo ansiosa pra testar, não priorizei. O método é simples e pode ser feito de casa com prática de cinco minutos por dia. Agora vai! Já contratei uma instrutora e conto pra vocês o que eu achei.

2- Comprar um Kindle
Eu AMO ler, mas confesso que tenho deixado o hábito um pouco de lado nos últimos tempos, muitas vezes por pura falta de planejamento. Tive a oportunidade de experimentar um Kindle e o que mais me impressionou foi a facilidade no manuseio, troca de páginas e a facilidade de ter vários títulos num mesmo dispositivo. Estou animada.

3- Constelação familiar
Prática sul-africana ancestral, que teve suas informações organizadas pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. É um método de terapia sistêmica que identifica aspectos comportamentais, além de fatos e padrões herdados da nossa linhagem familiar. Trazendo esses fatos e possíveis bloqueios à consciência, fica mais fácil prospectar mudanças de comportamentos, hábitos e estilo de vida. Sou louca para testar.

Sigamos e que o Natal seja cheio de paz. Que, apesar dos pesares, a gente respire luz e coisas boas pra vocês.