Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Meu namorado não quer me apresentar para a filha dele. E agora?'

iStock
Imagem: iStock

Colunista de Universa

03/06/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Estou namorando há um ano e vivemos bem juntos. Eu tenho um filho de 6 anos e nós três convivemos de boa juntos. Porém ele tem uma filha de 4 anos que eu não conheço porque ele não nos aproximou. Isso me intriga, pois ele é um paizão e convive bem com a pequena dele. Eu, porém, não faço parte em nenhum desse convívio com ela. Isso é normal? É normal eu ficar magoada dele não me apresentar a filha?
- Madrasta oculta

- Cara Madrasta oculta
É normal que pais sejam zelosos na hora de apresentar novos namorados para filhos, especialmente se eles ainda forem pequenos e a separação, recente. Talvez ele precise de mais um tempo, afinal inevitavelmente você vai acabar exercendo algum tipo de figura materna para a menina. Nesse sentido, um ano não é um período tão absurdo (ainda que longo). O que não é normal é que vocês não possam conversar de forma adulta sobre o assunto. Diga que você reparou que ele ainda não te apresentou pra filha dele, e que você gostaria de saber o porquê. Faça isso sem nenhum tom de cobrança ou mágoa, mas de curiosidade mesmo. Então ouça o que ele pensa. Talvez vocês possam bolar juntos uma estratégia para esse encontro. Talvez ele tenha algum motivo real para ser tão cauteloso. De qualquer jeito, mostre que você está disposta a fazer esse encontro acontecer, dentro da forma que ele e a criança se sentirem confortáveis.

Estou em um relacionamento há mais de 5 anos. Não somos casados, só moramos juntos, mas temos um filho lindo juntos. De um tempo para cá, andamos brigando muito, a relação sexual caiu na rotina e mal conversamos sobre o que está acontecendo. Sei que é errado, mas comecei a sair algumas vezes com outra pessoa, para sexo casual. Mas agora esse homem vive mandando mensagem para a gente se ver novamente. Uma parte de mim quer, mas a outra diz que não é uma boa ideia. O que eu faço em relação a isso?
- Muito ou pouco amantes?

- Cara Muito ou pouco amantes
Só você poderá saber se vai continuar saindo com esse outro homem. Mas é bom que você saiba o que cada uma das opções acarreta. Se você continuar se relacionando com outro homem, muito provavelmente esses encontros vão ter consequências sobre o seu casamento. Casos tendam a ser revelados, é difícil controlar a reação de múltiplas pessoas, é capaz que você perceba que o seu casamento não tem solução. Se você botar um ponto final nesse caso, as chances de salvar a relação com o seu marido se tornam maiores. Isso, no entanto, não quer dizer que você precise ficar com o seu marido. Como tem uma criança envolvida, sugiro que você foque em tentar descobrir se quer ficar com o seu companheiro ou não. Nesse sentido, ter ou não um amante fixo não é mais o maior dos seus problemas.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br