Topo

Se Conselho Fosse Bom

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Mesmo depois de ter um filho juntos, meu namorado não me assume'

Pexels
Imagem: Pexels

Colunista de Universa

09/04/2022 04h00

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br

Bom, conheci um homem 3 anos atrás e começamos a sair, mas só ficávamos juntos aos finais de semana. Engravidei e depois disso conheci a família dele e, através de uma pessoa da família, descobri que ele nunca assumiu relacionamento nenhum na vida. Tive problemas com baixa autoestima devido a isso. Um tempo depois, peguei umas conversas no celular dele flertando com outras mulheres, o que só piorou a minha situação. Hoje continuamos da mesma forma. Ele vem todos os dias ver o bebê e diz que vem me ver também, mas, pra dormir, é só nos finais de semana. Ah, e o telefone dele sempre fica no modo silencioso em cima da geladeira ou dentro do carro. Já se passaram três anos e hoje tenho ansiedade e baixa autoestima. Ele fala que sou controladora, mas não sei o que fazer. Quero sair dessa situação porque não vejo que ele vá mudar.
- A Esporádica

- Cara esporádica
No seu caso, acho que podemos revisitar um clássico das crises de relacionamento: o problema não é você, é ele. Um homem que chega à vida adulta (e reprodutiva) se envolvendo com mulheres sem jamais assumir um relacionamento com nenhuma delas realmente tem um padrão de comportamento que independe de quem está do lado dele. Nesse caso é você, mas poderia ser qualquer uma. Tente lembrar disso quando você tiver crises de autoestima - repita: o problema não é você, é ele. Vocês estão juntos e têm em comum um dos elementos que mais costuma unir os casais - um filho - e mesmo assim ele continua agindo como se vocês não passassem de ficantes casuais. Entenda que, se for para ficar com ele, o esquema vai ser esse. Isso não quer dizer que vocês não podem ser felizes, é claro. Mas não tem nada errado em você querer mais do que isso. Se você perceber que realmente espera mais de um relacionamento, talvez seja melhor procurar outra pessoa.

Estou em um relacionamento há 5 anos. Ele tem uma vida estável, somos bem sucedidos. Mas acho que falta muita coisa na relação, eu não gosto muito dos mesmos programas que ele, como ficar no bar bebendo. Já falei 1 milhão de vezes que meu sonho era que ele me fizesse um café na cama, mas ele nunca fez. A gente tem uma vida sexual ativa e tudo mais. Mas agora o meu emprego pode me levar pra outro estado. Fico sempre imaginando como seria minha vida sem ele, e sinto um pouco de felicidade e medo. Pois é, não sei o que fazer. Tenho certeza que meu relacionamento não sobreviveria a distância. Já namoramos à distância uma vez, mas hoje as coisas estão bem diferentes?
- Outros sonhos

- Cara Outros sonhos
Entendo que uma decisão como essa possa ser muito difícil. Mas, no seu caso, você está com a faca e o queijo na mão para poder tomá-la. Sugiro que você deixe as coisas seguirem seu rumo. Se a oportunidade de trabalhar em outro estado se concretizar e a proposta for boa, aceite-a. Como você mesma disse, não parece que o relacionamento vai durar à distância. Além disso, o afastamento poderá servir como teste para ver como você se sente sem ele. Talvez você perceba que nem sinta tanta falta assim. Mas tente não enrolá-lo. O fato de você sentir felicidade ao se imaginar solteira já é um sinal e tanto.

Está precisando de um conselho? Mande a sua pergunta para se.conselho.fosse.bom@bol.com.br