Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caso Pedro Guimarães: é indignante ver mulher defender marido assediador

Manuella Guimarães é casada com Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica - Reprodução/Instagram
Manuella Guimarães é casada com Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Universa

05/07/2022 12h44

Quando um homem poderoso é acusado de assédio, em geral ele adota algumas táticas. Uma delas é negar tudo. A segunda, muito cruel, é colocar sua esposa para o defender. Afinal, quem melhor para defender um assediador do que uma esposa traída? O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães acusado por várias mulheres de assédio sexual e por mais funcionários ainda de assédio moral, parece ter, junto com sua equipe de defesa, adotado essa tática.

Na noite de quarta (4), Manuella Guimarães, esposa de Pedro, publicou em seu perfil do Instagram uma foto do casal abraçado e sorrindo, trajando camisetas da CBF e escreveu na legenda: "Sabíamos que na luta pelo Brasil haveria deslealdade, inveja, sordidez e falsidade. Sabia que seriam acompanhados de ataques deliberados e impiedosos com objetivo único de destruir nossa família?"

Manuella deixou de lado a empatia com as vítimas e ignorou todas as denúncias. Na verdade, tudo não passa de "inveja", de um ataque planejado para destruir uma "família perfeita".

É muito triste e revoltante ver uma mulher defendendo um assediador. E não, não acho que Manuella seja vítima do marido. Pelo contrário, pelo texto, acho que ela está, realmente, disposta a fazer o que for para "defender sua família".

Isso significa dar as costas para as vítimas e ser cruel com outras mulheres. Ela ignora o fato que essas vítimas, além de serem mulheres como ela, também têm famílias, que precisam ser defendidas.

No caso da "inveja", chega a parecer piada de mau gosto. Quem invejaria de uma família onde o pai e marido é um homem conhecido por seu gênio difícil, por tratar funcionários aos berros, fazendo ameaças? Alguém invejaria um homem tão sem moral que planejava orgia com funcionárias em viagens de trabalho bancadas pelo dinheiro público?

Não, Manuella, não temos inveja alguma de sua família. O que sentimos é revolta e indignação ao ver uma mulher se prestar a esse papel.

Ninguém aqui é inocente ao ponto de pensar que Manuella tomou essa decisão de defender o marido e sua família sozinha. Claro que ela foi orientada pelo marido e por seus advogados.

Depois de outras denúncias, inclusive de acúmulo de cargos, Pedro passou a ser investigado também pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público de Contas. Ou seja, ele é um homem com problemas sérios com a justiça. Sua defesa é coisa séria.

Essa estratégia de usar uma esposa traída para defender marido abusador, como disse, está longe de ser novidade. Ela é até tema de série. Na ótima "Anatomia de um escândalo", da Netflix, a esposa de um político conservador (coincidências) defende o marido acusado de estupro. Na série, ela acredita que ele é inocente. No caso de Danielle, não sabemos.

Mas, desde que as primeiras denúncias foram feitas, outras apareceram. Soubemos que Pedro também gritava com funcionários, fazia chantagens. Seu apelido era, entre outros, "Pedro Doidão".É realmente muito difícil acreditar que Manuella, casada com ele há 17 anos, não sabia de nada disso.

Apoio de primeira-dama

Como se não bastasse tudo isso, a mensagem de Manuella em defesa do marido assediador, ainda recebeu apoio da primeira-dama Michelle Bolsonaro que curtiu o post ainda comentou com um 'Querida' junto com um emoticon cheio de corações.

Pelo jeito, a primeira-dama também acredita em "ataques deliberados" querendo destruir a família, ao invés de ser solidária e respeitosa com as vítimas.

É o fim.