Topo

Nina Lemos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Aposentado e rico, Robinho não vive situação 'chata' mas sim de impunidade

Olivier MORIN / AFP
Imagem: Olivier MORIN / AFP

Colunista de Universa

04/07/2022 16h41

"É chata a situação dele, mas ele está sendo forte. Deus tem dado força para ele". Essa frase foi dita por Adiel Amorim, um amigo do ex jogador Robinho, em reportagem do UOL que revelou a vida que ele leva desde que foi condenado por estupro em grupo pela justiça italiana. A pena, que ele deveria cumprir segundo a lei, é de dois anos e nove meses de prisão.

Robinho não está preso. Mas é, de certa forma, um fugitivo. A condenação, que aconteceu em 19 de janeiro, não tem mais recurso. A justiça brasileira não extradita seus cidadãos. Por isso, a justiça italiana trabalha com a possibilidade de que ele cumpra pena no Brasil. Será que isso vai acontecer? Difícil. Mas Robinho não pode, por exemplo, viajar para outro país, com o risco de ser extraditado para a Itália. O Brasil é seu esconderijo.

Ou seja, ele não é uma pessoa em uma "situação chata", ele é um criminoso que está em seu esconderijo, e que esconderijo de classe, cheio de privilégios esse o dele.

Robinho se divide entre uma mansão em um condomínio de luxo no Guarujá e um apartamento de frente para a praia em Santos. Evita circular em festas, chega a usar óculos escuros e chapéu como um disfarce (o que faz sentido, já que ele é um condenado pela justiça). Mas sua vida está longe de ser ruim. Sua rotina, descrita na reportagem, parece mais com a de um aposentado milionário.

Ele sai para tomar um capuccino, faz ginástica no Santos, fica em casa com a família, vai à igreja e tenta passar a imagem de homem de família temente a deus.

Essa rotina para uma pessoa que deveria estar na cadeia é ótima, não? E é absurdo que ele possa viver "de boa" desse jeito depois de ter sido condenado por um crime tão sério como o estupro.

"Não estou nem aí"

Os detalhes do caso que condenou Robinho vieram à tona, em 2020, depois que uma reportagem do "Globo Esporte" divulgou as mensagens que ele trocou com amigos depois do crime (sexo grupal com uma mulher bêbada em 2013, em uma boate) e chocaram o país, principalmente pelo tom com que Robinho falava da mulher, com profundo desprezo e arrogância. Em uma delas, ele disse uma frase simbólica:

"Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu",.

Em entrevista para o UOL em 2020, ele repetiu a arrogância e, ao invés de pedir desculpas à vítima ou aos seus fãs, disse que seu único arrependimento era ter traído a sua esposa.

"Eu me arrependo de ter traído a minha esposa. Esse é meu arrependimento? A questão é: qual foi o erro que eu cometi? Qual foi o crime que eu cometi? O erro foi não ter sido fiel a minha esposa, não cometi nenhum erro de estuprar alguém, de abusar de alguma garota ou sair com ela sem o consentimento dela".

Não foi o que a justiça italiana entendeu. Então, não tem mais desculpa. Robinho é um condenado. E, mais que isso, é um condenado que continua impune. Ele está muito, mas muito longe mesmo de ser "um coitado". Ele é um foragido. Tomara que um dia ele pague pelo seu crime.