Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Nem sexo, nem relacionamento: pessoas tem usado apps pra fazer amizades

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

14/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando falamos sobre aplicativo de relacionamento, logo pensamos em um date, ou até mesmo sexo casual, mas pouco se fala sobre amizade - sem envolvimento sexual.

Indo na contramão do que já sabemos, o aplicativo QuackQuack, muito popular na Índia, analisou dados e comportamentos dos usuários para entender a tendência de amizade dentro de um app de namoro. A pesquisa concluiu que 41% dos novos usuários estão no aplicativo com o objetivo de fazer novas amizades.

Um dado específico da pesquisa chamou a atenção: entre as mulheres com idades entre 25 e 30 anos, 32% citaram estabelecer amizades platônicas com ex-namorados. Segundo elas, houve uma conexão romântica que não deu certo, mas a relação de amizade foi o suficiente para formar um vínculo e continuarem mantendo contato.

Um ponto importante trazido pelo estudo, mostrou que a grande maioria dos usuários do aplicativo optam pela conversa online por conta da praticidade, rapidez e principalmente por proporcionar mais opções a usuários de cidades menores.

37% dos homens cadastrados no aplicativo revelaram que ao indicar no perfil que procuram novas amizades, proporcionam uma imagem mais acessível, o que acaba ampliando o número de respostas de mulheres.

Já elas garantem que usam o aplicativo para manter amizades. A pesquisa aponta que 1 em cada 4 mulheres cadastradas tem amigos do sexo masculino em diferentes regiões do país, usando o app como um meio para trocar mensagens.

O CEO e fundador do app, Ravi Mittal, garantiu que a plataforma não surgiu apenas com o propósito de um date: "O QuackQuack não se limita a uma determinada categoria de relacionamento".

Segundo ele, relacionamentos nascem e duram mais quando há amizade: "Se você pretende conhecer de verdade seu parceiro, primeiro precisa ser amigo dele", citou.

Você já usou aplicativos de relacionamentos para fazer amizade? Deixa aqui nos comentários!

Mayumi Sato