Topo

Mayumi Sato

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Empresária que criou calcinha para mulheres trans vira tema de livro

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista do UOL

17/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para mulheres cis, encontrar uma lingerie confortável e que se adapta ao corpo, pode não ser algo tão fácil, já que existem diversos tamanhos, modelos, formatos e tipos de tecido. Essa tarefa se torna ainda mais complicada quando falamos sobre mulheres trans.

Não falamos apenas de um pedaço de pano, mas sim uma peça de roupa capaz de amenizar qualquer volume causado pelo órgão genital, de forma confortável e acima de tudo com saúde.

É muito comum a expressão "aquendar"; a gíria LGBTQIA+, descreve a ação de esconder o pênis entre as pernas para ocultar seu volume, de forma que não apareça nas roupas. Performers, drags e mulheres trans, acabam optando por "aquendar", tanto para a realização de um trabalho artístico, quanto para se sentirem melhores consigo mesmas.

O problema é que essa ação de colocar o pênis para trás é, muitas vezes, feita de maneiras que prejudicam a saúde. Há casos onde são utilizados pedaços de fita adesiva e até mesmo colas instantâneas, o que faz com que essas mulheres fiquem horas sem ir ao banheiro.

De acordo com o médico Drauzio Varella, o ato de "aquendar", somado ao tempo em que essas mulheres ficam sem ir ao banheiro, aumenta consideravelmente as chances de infecções urinárias, podendo causar insuficiência renal.

A exclusão de mulheres trans pela indústria, motivou a empresária Silvana Bento a lançar um modelo de calcinha que atenda essa demanda, permitindo esconder o volume do pênis, de forma confortável e com saúde.

Criadora da Trucss, Silvana é técnica em hemoterapia e via com frequência mulheres trans precisarem de sangue e transplantes de rim, causados pelo ato de "aquendar", somado a ausência de água e poucas idas ao banheiro:
"O que me moveu a criar a Trucss foi eu presenciar a morte de uma mulher trans que estava na fila do transplante de rim a cerca de um mês. Eu estava infundindo uma bolsa de sangue enquanto ela fazia uma hemodiálise. Antes do seu último suspiro ela me olhou, fez um sinal de jóia e faleceu. A partir desse dia decidi criar a Trucss para que nenhuma mulher trans venha falecer por segurar a urina por tanto tempo e não se hidratar".

Silvana então decidiu elaborar um modelo de calcinha que atenda a esse público, criando assim uma peça que possui um formato de funil acoplado entre as pernas, capaz de manter o pênis de forma discreta, possibilitando de forma fácil e rápida a retirada para ir ao banheiro: "Como não costuro, foi muito difícil fazer. Acabei tendo que pôr a mão na massa para fazer o primeiro protótipo, e a partir desse, levei até costureiras para que pudesse ser melhorado".

A empresária conta que sofreu muita discriminação ao apresentar o projeto: "Sempre que as costureiras aqui da minha região descobriam do que se tratava, elas recusavam o serviço".

Vendendo em média de 35 peças por mês e recebendo diversos feedbacks positivos sobre as peças, Silvana fala sobre seu maior sonho: "Uma parceria com o governo [...] peças Trucss distribuídas no SUS gratuitamente para quem não tem condições de comprar", contou.

Não apenas uma peça, Silvana trouxe inclusão e aceitação às mulheres trans: "Minha auto estima é outra quando estou usando a minha Trucss", contou uma das mulheres que utilizam as peças confeccionadas por Silvana.

A trajetória de Silvana compõe o Power Book do Sex Summit 2022, que reúne histórias de mulheres que se superaram e hoje são referência no mercado de bem-estar sexual. O download é gratuito.

De volta, em sua segunda edição, o Sex Summit reunirá grandes nomes do mercado adulto em três dias de mentoria 100% online e de graça!

A ex-BBB Marcela McGowan, CEO e fundadora da Ludix; Facundo Guerra, empresário e jurado do Shark Tank Brasil; Cinthia Fajardo, diretora geral da Playboy do Brasil e mulher a frente do canal Sexyhot e Alex Lekunt, reconhecido internacionalmente como uma das principais mentes por trás do mercado adulto são nomes já confirmados na edição de 2022!

As inscrições estão abertas no site e os ingressos são limitados!


Mayumi Sato