PUBLICIDADE

Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pantanal agrada até os podólatras. Fetiche vira tema na novela da Globo

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Levi (Leandro Lima) em Pantanal - Globo/João Miguel Júnior
Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e Levi (Leandro Lima) em Pantanal Imagem: Globo/João Miguel Júnior
Conteúdo exclusivo para assinantes

Mayumi de Andrade e Silva Sato

Colunista de Universa

19/06/2022 04h00

De um tempo pra cá, as emissoras de TV vem dando mais espaço para temas envolvendo fetiches. Dessa vez, o que virou assunto nas redes sociais foi a novela "Pantanal".

A trama, que vem atraindo mais espectadores para as noites da Globo, apostou em um enredo que envolve o fetiche por pés, conhecido por podolatria. No capítulo em questão, o personagem Levi (Leandro Lima), se envolve com Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

A cena que chamou a atenção, mostrava um encontro dos dois personagens, onde ao ver Maria, Levi se abaixou para beijar seus pés, despertando o fetiche.

Para a colunista Patrícia Kogut, o ator Leandro Limai falou que o fetiche foi inserido de forma sutil no roteiro: "A gente estava gravando, e surgiu uma história do Levi elogiando o pé da Maria. A direção gostou, e o personagem ganhou esse fetiche por pés. Foi algo natural, porque o pé da Isabel é realmente muito bonito", contou.

Não demorou muito para o assunto ficar entre os mais comentados do Twitter.

Seria esse mais um crescimento para a quebra de tabus no Brasil? Sim!

Segundo Daniel Spagnuolo, jornalista especializado em TV e Famosos, esse é um avanço importante para a comunicação.

"Por muitos anos, falar sobre sexo, mesmo que indiretamente, era tabu em várias emissoras. Muitas mudanças precisaram acontecer para que houvesse uma normalização do tema. Hoje, temos uma programação que acompanha a pluralidade do público, expondo assuntos relevantes e que fazem a diferença. Falar sobre sexo e fetiches é importante e mostra a naturalidade que o tema merece, sem tabus ou preconceitos.", contou.

E os tabus?

"Eles vem do medo de falar abertamente sobre os temas. Antigamente, esse comportamento era considerado comum e reforçado pela mídia. Nas novelas, por serem um 'retrato da realidade', eram bem comuns os comportamentos que reprimiam formas 'não tradicionais', o que incluia falar abertamente sobre sexo".

Podolatria é um dos fetiches mais populares do mundo! Segundo uma pesquisa realizada pelo Sexlog, 68% das pessoas falaram sobre um interesse especial em pés. Desses, mais de 56% fala abertamente sobre o fetiche, independente da ocasião. Por outro lado, 44% optam pela discrição.

Quase metade das pessoas, 49%, diz sentir atração por pés onde quer que estejam. 36% apontou que o interesse acontece apenas em momentos ou ambientes específicos.

Muito além do pack do pezinho, Daniel conta ainda que com a popularização da internet, a televisão precisou ser ainda mais representativa - coisa que deveria ter acontecido desde o começo.

"Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, a tv precisou se adaptar e incluir assuntos relevantes nas pautas diárias. Falar sobre sexo e fetiches é uma dessas. já que assim, as pessoas podem pensar fora da caixa, e se conhecerem melhor. Falar sobre sexo é algo extremamente positivo. Existe um avanço, mas ainda há uma longa jornada a ser percorrida", concluiu.

Você assiste "Pantanal"? Deixa aqui nos comentários o que achou da cena.

Mayumi Sato