Topo

Mayumi Sato

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

De direita, baladeiro, veggie? Pesquisa diz o que crush quer saber de você

O que realmente importa na hora de marcar um encontro?  - iStock
O que realmente importa na hora de marcar um encontro? Imagem: iStock

Colunista de Universa

07/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi-se o tempo em que o ditado "política e religião não se discute" fazia algum sentido. Hoje, não só se discute, como expomos nossas próprias opiniões sobre esses e outros assuntos polêmicos pra quem quiser ouvir (e às vezes pra quem não quer também).

Em tempos de Big Brother, a gente se acostumou a ter informações super íntimas de pessoas semi desconhecidas à disposição. Com os contatinhos, a exigência não poderia ser menor. Antes de marcar o encontro é comum a gente já saber o signo da pessoa, mais ou menos a visão dela sobre política, quais lugares frequenta, do que se alimenta e como se reproduz. Mas, será que é preciso saber tanta coisa da pessoa assim só pra dar uma transadinha?

A resposta é que depende. Há questões que são importantes para as mulheres e não são para os homens, por exemplo. Outras interessam àqueles à procura de um relacionamento sério e nem tanto a quem está, abertamente, apenas a procura de diversão.

Para sair do achismo, fui atrás de descobrir: o que realmente importa na hora de marcar um encontro? Fiz uma pesquisa com 5.018 pessoas, sendo 28% delas com menos de 30 anos e 72% com mais de 30 anos e descobri o seguinte:

Categoria "O que (quase) toda sogra quer saber"

Onde a pessoa mora e se divide a casa com alguém é ligeiramente mais importante para as mulheres: 70% delas se importa, contra 65% dos homens. A profissão e se tem carro próprio importam mais para as mulheres também, mas com uma diferença ainda maior da opinião dos homens: importa para 44% das mulheres contra 25% dos homens.

Categoria "Família e relacionamentos"

Aqui, de novo, são as mulheres que mais levam em conta temas como: tem amigos em comum (53% contra 40%), se tem filhos (33% contra 26%) e se tem outros contatinhos ativos no momento. Nesse, apenas 26% dos homens disse se importar, contra 33% das mulheres. Será que tá todo mundo tão desapegado assim?

Já saber se o crush está ou não em um relacionamento nesse exato momento, importa para 68% das mulheres e 57% dos homens. Desapego, mas nem tanto!

Categoria "Política e Religião"

Essa, definitivamente, não é uma categoria que realmente importa na hora de marcar um encontro: signo, posicionamento político e se realiza alguma prática religiosa é ligeiramente mais importante para as mulheres, mas por pouco. Cerca de 12% delas se interessa pelos temas e apenas 8% dos homens acham que eles são relevantes nessa etapa inicial de xaveco.

Categoria "Pandemia"

Essa é uma preocupação relativamente nova, mas que tá em toda conversa sobre encontros presenciais. Homens e mulheres praticamente empatados na preocupação sobre o crush ter feito ou não exame de covid. Cerca de 54% de todos os entrevistados faz disso uma exigência pra continuar o flerte. Já a vacina, ainda não é tão importante assim. Se o crush pretende se vacinar é relevante para 31% das mulheres, mas apenas 17% dos homens.

Categoria "Estilo de Vida"

Aqui, os temas mais relevantes tanto para homens quanto para mulheres são: se a pessoa consome bebida alcoólica (média de 60% para ambos), se frequenta baladas (30%) e o gosto musical e também sobre livros e filmes (24%). Apenas 12% de homens e mulheres pergunta se a pessoa xavecada é vegetariana ou não.

Categoria "Beleza não é fundamental, mas ajuda"

Altura importa mais para as mulheres (42%) e bem pouco para os homens (22%). Com respostas bem similares ficaram os itens foto de rosto (média de 70%), fotos íntimas (60%) e nude de corpo inteiro (65%). O que me chamou atenção é que tanto depilação quanto barriga chapada são bem mais importante para as mulheres (78%) do que para os homens (42%), é isso mesmo Brasil? Porque se for, dá pra gente começar a economizar com cera e academia hein :)

E pra você, essas coisas importam na hora de marcar encontro com alguém ou é da turma do tô nem aí? Conta pra gente nos comentários!

Mayumi Sato