Topo

Ana Paula Xongani

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Por que Lauryn Hill é uma das 8 mulheres que me inspiram ao pensar em moda

A cantora Lauryn Hill faz show em Nova York, em 2014 - EFE - 05.fev.2014
A cantora Lauryn Hill faz show em Nova York, em 2014 Imagem: EFE - 05.fev.2014

Colunista de Universa

25/02/2021 04h00

Quem será que inspira o estilo de quem cria moda? Muitas pessoas me perguntam isso desde que, junto com minha mãe, inauguramos o Ateliê Xongani, há cerca de dez anos. São várias as minhas referências! Modéstia à parte, todas elas mulheres espetaculares, nos mais diferentes sentidos. Confiram essa lista esperta e se inspirem também:

1. Lauryn Hill

Quando me perguntam quem é a mulher que me inspira, fecho os olhos e ela vem muito rápido em minha mente, muito rápido mesmo. Foi ela uma das primeiras mulheres a me apresentar moda e beleza possíveis, a partir de uma identificação muito profunda. Uma mulher preta, retinta, de cabelo crespo, com um estilo de música que eu adoro, que se veste de um jeito que me impacta. E pra quem acha Lauryn Hill parou ali nos anos 90, começo dos anos 2000, não não não, nada disso. Segue sendo referência pra mim até hoje de moda afrourbana. Ah! E tem muita gente que me pergunta: "Xongani, você fez zeus dreads por causa da Lauryn Hill?". E a resposta é um grandessíssimo SIM!

2. Toni Morrison

Toni Morrison - Divulgação/IMDb - Divulgação/IMDb
Imagem: Divulgação/IMDb

A escritora premiadíssima, autora de um dos livros que mais amo, O Olho Mais Azul, é como eu quero ser quando envelhecer! Os dreads longos e branquinhos maravilhosos, um estilo clássico que respeita seu corpo e seus traços. Amo demais! Demais mesmo!

3. "Tia Vivian", do Um Maluco no Pedaço

Elenco de "Um Maluco no Pedaço" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Eu simplesmente a-mo o figurino dessa personagem, interpretada pela atriz Jane Hubert. Bem, Um Maluco no Pedaço é um amor à parte, né? Uma super inspiração com aquela família preta divertidíssima. Um fenômeno e uma das principais referências que tive no audiovisual em minha juventude. A "Tia Vivian" tinha um jeito de se vestir que eu adorava. Clássico, mas com recortes diferentes, com acessórios belíssimos, uns lenços! O corte das roupas deixava muito presente a africanidade.

4. Cris Mendonça

Outra referência é minha musa, que todo mundo sabe que é minha maior inspiração da vida toda: a minha mãe, a mulher mais estilosa do mundo. Sempre teve cortes de cabelo diferentes, customizava ou produzia as próprias roupas. Tenho muita memória de uns blazers coloridos incríveis! Uma vez perguntei a ela em quem ela se inspira e ela deu uma resposta ótima: "em mim mesma". Acho super legal quando alguém consegue olhar pra si e traduzir isso em um estilo. É muito legal!

5. Lupita Nyong'o

Lupita Nyong'o  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ela é a minha inspiração para os eventos de gala. Não tenho muito o que dizer mais além de: gosto demais de tudo, da roupa, make e cabelo! Cores, tecidos, combinações de cores, roupas com cores mais neutras também. Acerta sempre!

6. Chimamanda Ngozi Adichie

A escritora Chimamanda Ngozi Adichie - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A escritora Chimamanda Ngozi Adichie é outra forte inspiração pra mim. Não posso deixar de falar dessa mulher, que me inspira pelas coisas que escreve, mas também pela forma de se vestir. Gosto muito de como ela sempre leva o turbante, que é um símbolo de moda africana e de resistência, na maioria dos lugares e eventos que vai. Sempre usa capulana também, de alguma forma. Seja um vestido inteiro, seja nos detalhes de uma roupa. Belíssima!

7. Solange

Solange - Dia Dipasupil/FilmMagic - Dia Dipasupil/FilmMagic
Solange Knowles
Imagem: Dia Dipasupil/FilmMagic

Adoro o jeito que a cantora combina as peças, as cores. Estampa com estampa, cortes incríveis, super ousada, colorida! Adoro tudo o que ela usa, super estilosa.

8. Janelle Monae

Janelle Monae - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Mais uma cantora! Nas pesquisas, vejo que ela diz que usa uma moda afrofuturista. Quem me acompanha sabe que adoro usar terno, gravata, calça social, gravata borboleta, oxford. Ela é minha inspiração pra isso. Gosto que ela quebra a ideia que as pessoas têm de moda afro e também da moda dita "masculina".

E aí? Curtiram a lista de mulheres maravilhosas que inspiram a Xongani? E você? Se inspira em quem? Conte pra mim nos comentários.