Topo

Astronautas da Estação Espacial preparam-se para nova caminhada

Da Reuters<br>Em Houston

19/03/2008 10h25

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional e do ônibus Endeavour querem descansar um pouco na quarta-feira antes da próxima tarefa no espaço.

Eles acabam de concluir a instalação do robô canadense Dextre, que foi montado e equipado em órbita para realizar tarefas de manutenção externa da Estação. Esse "operário" de 3,7 metros de altura ficará guardado em frente ao laboratório norte-americano Destiny até que seja necessário.

"Ele parece um pistoleiro", comentou o comandante do Endeavour, Dom Gorie, por rádio ao controle da missão na Terra.

Na terça-feira, dois astronautas colocaram os braços de 3,4 metros do Dextre perto do seu corpo e delicadamente levaram-no flutuando pela ponta do guindaste da estação até o laboratório Destiny.

O Endeavour chegou à Estação Espacial há uma semana, para uma missão de 12 dias que inclui cinco saídas ao espaço para manutenção e obras -- faltam duas.

A quarta caminhada espacial, na quinta-feira, servirá para testar uma técnica de conserto do escudo térmico do ônibus, que pode vir a ser usada em meados do ano numa missão de manutenção no telescópio espacial Hubble. Caso haja problemas nessa missão, os tripulantes estarão longe demais da Estação para buscarem refúgio ali.

Os astronautas fizeram alguns preparativos para essa saída na noite de terça e na manhã de quarta. Eles descansam algumas horas e retomam os preparativos ainda na quarta-feira.

"Certamente não teremos de torcer o braço deles para que descansem amanhã", disse o diretor de vôo Kwatsi Alibaruho a jornalistas na terça-feira.

O Endeavour deve pousar no dia 26 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A Nasa ainda planeja realizar dez missões para concluir as obras da Estação Espacial antes de aposentar os ônibus, em 2010. A conta não inclui a missão de manutenção no Hubble. (Reportagem de Irene Klotz em Cabo Canaveral)