Vai dar para ver? Confira onde e como assistir ao eclipse solar desta terça

Resumo da notícia
- Eclipse solar ocorre na América do Sul nesta terça e poderá ser visto no Brasil
- Regiões da Argentina e Chile poderão observar o fenômeno em sua totalidade
- Por aqui, quanto mais ao sul o observador estiver, melhor a experiência
- É preciso seguir algumas dicas para não prejudicar a visão ao ver o eclipse
Pode se animar: um eclipse solar, um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia e de eventos naturais, ocorrerá nesta terça-feira (2) no Brasil. Mas também há motivos para não ficar assim tão feliz: o evento será visto apenas parcialmente em algumas regiões do Brasil, já no fim da tarde.
O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz. Esse fenômeno acontece em pontos diferentes da Terra em média uma vez a cada 18 meses e, quando visto em sua totalidade, faz o dia virar noite por alguns momentos.
A Nasa (agência espacial norte-americana). divulgou um mapa que mostra quais países e estados estão na rota do eclipse desta terça. Cidades ao norte do Chile e da Argentina conseguirão ver o eclipse solar em sua totalidade - o ponto máximo ocorrerá no Pacífico e uma pequena faixa conseguirá ver o Sol totalmente oculto.
Em Buenos Aires, ele será 'quase total' e seu auge será por volta das 17h42 do horário local.
No Brasil: melhor para quem está no Sul
Por aqui, o eclipse não será total e, dependendo da cidade, a ocultação do Sol pode variar de 9% a 60%. Quanto mais para o sul do país a pessoa estiver, maior o "corte" que será possível ver no Sol.
Em São Paulo, ele poderá ser visto a partir das 17h e seu auge será às 17h54 - na capital paulista, contudo, o pôr do sol está marcado para as 17h32. Em Porto Alegre, o auge será por volta das 17h50 - o Sol está previsto para se pôr às 17h36. No Nordeste, a maioria das capitais não está no raio previsto para a observação do eclipse.
Para boa visualização, é bom torcer para o céu estar limpo na cidade em que você estará no fim da tarde.
Por conta do horário do evento, o sol já estará se pondo no país. Por isso, é indicado subir em locais altos e que tenham uma boa visualização do horizonte para ver ao menos parte desse espetáculo natural sem ser atrapalhado por construções;
Nada de óculos de sol
Observar um eclipse solar requer alguns cuidados para não prejudicar sua visão. Um deles, é claro, é que não pode observar o evento diretamente a olho nu. Entre os instrumentos usados para observar o fenômeno, estão óculos especiais ou máscara de soldador.
Também podem ser usados telescópios, binóculos e câmeras, mas apenas se estiverem com filtros que permitam ser direcionados ao sol. Não podem ser usados óculos de sol convencionais, chapas de raio-X ou filmes em negativos - todos esses métodos podem causar danos permanentes a visão. O único momento em que um eclipse pode ser visto a olho nu, sem ter danos causados a visão, é no seu auge, quando o sol está "tampado".
Para quem não vai conseguir presenciar esse fenômeno ou quer ter a experiencia de assistir a ele de diferentes ângulos da Terra, pode optar por transmissões ao vivo de diferentes fontes - entre elas a própria Nasa, o ESO (European Southern Observatory) e o museu Exploration, com imagens do observatório Cerro Tololo, no Chile.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.