Conteúdo publicado há 5 meses

Asteroide 'Deus do Caos' passará perto da Terra e terá tremores com planeta

A passagem do asteroide Apophis próximo à Terra em 2029 deverá causar tremores e deslizamentos no astro, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

O que aconteceu

A gravidade da Terra pode mudar a superfície do asteroide, causando deslizamentos de terra e tremores no asteroide durante seu contato com o planeta. É previsto que essa passagem próximo à Terra seja em 13 de abril de 2029.

Os pesquisadores descobriram que os processos físicos são desencadeados pelo campo gravitacional da Terra.

O asteroide deve passar a 32.000 quilômetros do planeta. Durante a aproximação em 2029, o Apophis será visível no Hemisfério Oriental sem a ajuda de um telescópio ou binóculo.

Descoberto em 2004, o Apophis foi identificado como um dos asteroides mais perigosos que poderiam impactar a Terra, mas isso foi descartado após estudos. O asteroide carrega esse nome em referência à serpente que personificava o mal e o caos na mitologia egípcia antiga, segundo a Nasa.

Nome vem da mitologia egípcia. Apophis é a personificação do caos.

O Apophis fez um sobrevoo distante da Terra em março de 2021, possibilitando que os astrônomos estudassem o asteroide e descartassem até mesmo um risco de impacto em 2036 ou 2068. "Um impacto em 2068 não está mais no reino das possibilidades, e nossos cálculos não mostram nenhum risco de impacto por pelo menos os próximos 100 anos", disse Davide Farnocchia do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA.

20 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Paulo Roberto da Cruz

O título da matéria não condiz com o texto, e sugere uma manobra redacional para leitura da matéria. Lamentável!!

Denunciar

Lupercio Pereira Santos

O redator da materia deve estudar um pouco mais, pois a terra não é plana e gira em torno do próprio eixo. 

Denunciar

Fábio Batista da Silva

Tem que valorizar e dar oportunidade aos estagiários, mas é necessário, para um veículo sério de comunicação, que seja feita revisão e eventuais correções do texto. Aliás, a começar pelo título, acho que pegaram alguma matéria em outro idioma, provavelmente o inglês e colocaram no google para traduzir. Ridículo e deplorável ! 

Denunciar