Topo

Kevin Mitnick: quem foi o lendário hacker que morreu na última semana

Kevin Mitnick durante palestra na Campus Party 2010; ex-cibercriminoso morreu em 16 de julho - Rodrigo Paiva/UOL
Kevin Mitnick durante palestra na Campus Party 2010; ex-cibercriminoso morreu em 16 de julho Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

De Tilt, em São Paulo

23/07/2023 10h05Atualizada em 23/07/2023 16h53

Na última semana, faleceu Kevin Mitnick, um dos hackers mais famosos do mundo e que já foi considerado um dos homens mais procurados do Estados Unidos durante sua atuação nas décadas de 1980 e 1990, quando o mundo digital ainda se desenvolvia e não havia tantos ataques como hoje em dia

Mitnick morreu em 16 de julho, aos 59 anos, após uma batalha de mais de um ano contra um câncer no pâncreas.

Em sua trajetória foi de fora da lei a "vira-casaca". Depois de ser preso pelo FBI em 1995 e solto em 2000, virou palestrante e consultor de empresas, ajudando-as a evitar ataques hackers e a reforçar seus sistemas de segurança. Sua história inclusive inspirou o filme "Caçada Virtual" (2000).

Quem foi Kevin Mitnick

Sua carreira como hacker na década de 1980 com invasões inofensivas. A primeira delas, aos 12 anos, foi burlar o sistema de transporte de Los Angeles para não pagar passagem.

Kevin Mitnick - Divulgação - Divulgação
Kevin Mitnick foi considerado um dos homens mais procurados pelo FBI
Imagem: Divulgação

No fim da década de 1980, já adolescente, ele conseguiu acesso a um sistema operacional para compartilhamento de arquivos. Foi acusado de roubar US$ 1 milhão de propriedade intelectual de software e ficou um ano na prisão, e mais três anos em liberdade condicional.

Mitnick violou os termos de sua condicional após invadir os computadores de secretária eletrônica da operadora norte-americana Pacific Bell em 1992. Após isso, começou uma caça a ele pelos Estados Unidos.

Durante sua fuga, que durou 2,5 anos, clonou números de celular para esconder sua localização, falsificou diversas identidades, além de ter conseguido acesso a e-mails privados. Nessa época, ele entrou para a lista dos homens mais procurados dos EUA.

Após ser pego pelo FBI em 1995, foi sentenciado por fraude eletrônica, acesso não-autorizado a dispositivos e por acessar um computador pertencente ao governo federal dos Estados Unidos. Mitnick disse que nunca invadiu sistemas para obter ganhos, mas apenas para mostrar que conseguia realizar as intrusões em sistemas de computadores.

Foi solto em 2000 e passou a ser consultor de segurança da informação para empresas e palestrante. Ele também escreveu livros.

O mais famoso é a "A Arte de Enganar" em que fala sobre o uso de engenharia social para praticar ataques. De forma resumida, a engenharia social consiste em aplicar técnicas de persuasão para fazer as pessoas agirem de determinada maneira — como ceder informações ou instalar algum vírus em seus dispositivos.

Em 2010, Kevin Mitnick esteve no Brasil na Campus Party para uma palestra sobre segurança da informação.