Topo

Twitter vai limitar envio de mensagens em contas grátis para evitar spam

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

22/07/2023 12h58

Se você não paga o serviço de assinatura do Twitter, o Blue, vem mais limitações por aí.

A rede social informou que vai limitar o envio de DMs (mensagens diretas) para contas grátis na rede social. A decisão tem relação com a redução de envio de mensagens spams que, segundo a plataforma, aumentou consideravelmente recentemente.

Apesar do anúncio, o Twitter não detalhou o limite diário de mensagens que usuários que não pagam poderão enviar.

Contas não verificadas [ou que não pagam o Twitter Blue] terão limites diários no número de mensagens diretas que enviam
Conta oficial Twitter Support

Além de uma forma de limitar o envio de spams, outra consequência desse movimento tem relação em tentar aumentar o número de assinantes do Twitter Blue. Junto com o tuíte anunciando a limitação de mensagens, há um link convidando as pessoas a assinarem o serviço.

No dia 14 de julho, o Twitter lançou uma configuração para que pessoas limitem receber mensagens apenas de quem elas seguem contas verificadas.

Desde que comprou a rede social, o bilionário Elon Musk fala do seu objetivo de fazer com que o Twitter não dependa apenas de propagandas, mas que seja também bancado pela assinatura mensal de usuários.

No início do mês, Musk anunciou um limite de leitura de tuítes por dia para quem não pagasse o acesso à rede social. Inicialmente, o limite eram 300 posts; após toda a repercussão subiu para 1.000 postagens por dia. Quem paga pode ler até 10 mil.

Não custa lembrar que no início do ano o Twitter removeu o selo de verificado de todas as pessoas que não pagavam — a indicação era uma forma de mostrar que se tratava de uma conta real; celebridades, órgãos, influenciadores e vários jornalistas tinham o selo de verificação.

No Brasil, a assinatura do Twitter Blue custa R$ 42 por mês (ou R$ 440 por ano em promoção). Ao pagar, seus tuítes terão mais destaque, não haverá limite de caracteres, menos exibição de anúncios, além de permitir publicar vídeos com qualidade FullHD (1080p).