Topo

FBI diz que sabotou ferramenta de hacking criada por espiões de elite russos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Raphael Satter e Christopher Bing

Washington

10/05/2023 08h56

O FBI sabotou um conjunto de softwares maliciosos usados por espiões de elite russos, afirmaram autoridades norte-americanas nesta terça-feira, em mais um desdobramento do cabo de guerra virtual entre duas superpotências cibernéticas.

Autoridades disseram que os especialistas técnicos do FBI identificaram e desativaram o malware usado pelo serviço de segurança russo FSB contra um número não revelado de computadores norte-americanos, um movimento que eles esperam ser um golpe mortal para um dos principais programas de espionagem cibernética da Rússia.

"Avaliamos isso como sua principal ferramenta de espionagem", disse uma das autoridades dos EUA a jornalistas antes da divulgação. Segundo a fonte, os EUA esperam que a operação "a erradicasse do campo de batalha virtual."

O funcionário disse que os espiões do FSB responsáveis pelo malware, conhecido como Snake, fazem parte de um notório grupo de hackers rastreado pelo setor privado e conhecido como "Turla".

O grupo atua há duas décadas contra uma variedade de alvos alinhados à Otan, a agências governamentais e empresas de tecnologia dos Estados Unidos, disse um alto funcionário do FBI.

Diplomatas russos não responderam imediatamente uma mensagem com pedido de comentário. Moscou nega rotineiramente a realização de operações de espionagem cibernética.

(Tradução Redação Rio de Janeiro)

REUTERS PF