Topo

Como a Apple virou a 1ª empresa do mundo a valer US$ 3 trilhões

Tim Cook, CEO da Apple, durante apresentação da WWDC 2023 - Loren Elliott/Reuters
Tim Cook, CEO da Apple, durante apresentação da WWDC 2023 Imagem: Loren Elliott/Reuters

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

05/07/2023 04h00Atualizada em 07/07/2023 10h43

A Apple bateu um novo recorde ao alcançar o valor de mercado de US$ 3 trilhões e se tornar a primeira companhia do mundo a chegar a esse nível de capitalização.

Na última sexta-feira (6), as ações da empresa negociadas na Nasdaq fecharam a US$ 193,97, alta de 2,31% — para atingir a marca trilionária, bastaria chear a US$ 190,73. Segundo dados do TradeMap, a empresa teve um aumento de US$ 948 bilhões em seu valor de mercado ao longo deste ano.

A Apple é quase US$ 500 bilhões mais valiosa do que a segunda maior empresa do mundo. Veja o ranking:

  1. Apple: US$ 3 trilhões
  2. Microsoft - US$ 2,5 trilhões
  3. Saudi Aramco - US$ 2,1 trilhões
  4. Alphabet - US$ 1,5 trilhão
  5. Amazon - US$ 1,3 trilhão

Queda nos juros e 'verão da IA'

O que explica o crescimento da Apple para atingir essa marca histórica? Analistas de mercado ouvidos por Tilt afirmam que dois fatores foram fundamentais para o crescimento da Apple neste ano:

  • a expectativa pela redução da taxa de juros nos EUA;

Após um 2022 de intensa queda nos preços de ações de tecnologia --marcado também por demissões em massa--, estas ações passam por um período de forte valorização, com base no otimismo do mercado global quanto a retomada econômica, derivado principalmente da expectativa pelo fim da campanha de aumentos na taxa de juros americano pelo Federal Reserve (banco central dos EUA) e indicadores positivos de consumo divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA nos últimos meses
Lucas Galvão, sócio da assessoria financeira Virtus BR

  • o otimismo do mercado do setor de tecnologia, impulsionado pela popularização da inteligência artificial -- o chamado 'verão da IA'-- e a euforia com os óculos Vision Pro, primeiro aparelho da empresa no segmento da realidade aumentada (aquela que integra elementos digitais ao meio físico).

Atrelado a isso temos um momento de boom tecnológico com a disseminação em massa de tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada. Há um otimismo com o dispositivo de realidade aumentada divulgado recentemente pela empresa - o Apple Vision Pro
Lucas Galvão

Sucesso começou em 2007

Ainda segundo os especialistas, o primeiro passo para a Apple atingir essa marca histórica foi dado em 2007, quando a empresa lançou o primeiro iPhone, seu produto de maior sucesso e o celular mais vendido no mundo. Faz parte dessa trajetória, porém, um capítulo raramente mencionado.

O segundo ponto foi quando Tim Cook assumiu o posto de CEO, após a morte de Steve Jobs. Por mais genial que Jobs tenha sido, Tim Cook conseguiu implementar uma série de estratégias que fez com o que crescimento da Apple se tornasse cada vez mais vertiginoso ano após ano
Vinicius Vilaça, assessor de investimentos da Arcani Investimentos

Uma dessas estratégias implementadas por Cook foi a venda de modelos do iPhone a valores mais acessíveis, como o 5S e o 5C. Com a versão mais barata, ele conseguiu ganhar espaço no mercado. Atualmente, a cada quatro celulares no mundo, um deles é iPhone.

O iPhone é o carro-chefe da companhia, sendo responsável por mais de 50% da receita. Só a receita da venda deles é maior do que a receita de Meta, Netflix, PayPal e Nvidia juntas. A exclusividade e o desejo pela marca propiciam uma margem acima de 36% em seus produtos e acima de 71% em serviços, a fazendo alcançar um lucro aproximado de quase 100 bilhões de dólares em 2022
Vinicius Vilaça

*Com informações The Wall Street Journal