Topo

Apple deve lançar hoje novidades para iPhone e óculos com realidade virtual

Convite para WWDC 2023, a conferência de desenvolvedores da Apple - Divulgação
Convite para WWDC 2023, a conferência de desenvolvedores da Apple Imagem: Divulgação

De Tilt, em San José (EUA); e em São Paulo

05/06/2023 04h00

O mistério sobre o esperado óculos de realidade mista da Apple, que funciona com realidade virtual e aumentada, deve ser desvendado nesta segunda-feira (5). A empresa realiza hoje, a partir das 14h (horário de Brasília), sua conferência internacional para desenvolvedores, a WWDC 2023.

Tradicionalmente, a Apple anuncia neste evento novidades para os sistemas operacionais do iPhone, iPad, Apple Watch e computadores Mac. Em alguns anos, também aproveitou a ocasião para apresentar novos produtos.

Em 2023, a expectativa é que a empresa finalmente anuncie seu próprio "óculos futurista", que poderia se chamar Reality Pro ou Reality One.

O clima misterioso e a expectativa de que o evento será histórico para a Apple estão circulando no ar durante as horas que antecedem a conferência. Tilt chegou aos Estados Unidos de ontem (4) para acompanhar tudo de perto.

O que esperar do WWDC 2023

oculos headset AR VR Apple - Ian Zelbo - Ian Zelbo
Ilustração mostra como poderia ser o headset da Apple
Imagem: Ian Zelbo

A Apple sempre faz segredo do que irá mostrar. Todos os anos, rumores que antecedem o evento falam de novos recursos para os sistemas operacionais dos produtos — que, em geral, acabam sendo verdade.

Contudo, lista de previsões para 2023 está pequena em termos de novas funcionalidades para os aparelhos já vendidos pela empresa. Pouca coisa foi divulgada até o momento em comparação com os anos anteriores.

Ao que parece, a Apple está concentrando mesmo sua energia em outra coisa, algo misterioso, possivelmente um produto inédito.

Dezenas de boatos apontam para o lançamento do headset, que usaria um sistema operacional novo, chamado xrOS, desenvolvido especificamente para ele.

Com formato de óculos de ski, com telas e sensores de última geração, especula-se que custará US$ 3.000 (um preço elevado para a categoria).

Realidade mista significa que ele seria capaz de alternar entre uma experiência totalmente imersiva (realidade virtual) e elementos misturados ao ambiente real (realidade aumentada). A grande expectativa para hoje é ver o dispositivo em ação.

Se o lançamento se confirmar, o headset irá concorrer com o Meta Quest 3, anunciado pela dona do Facebook, Instagram e WhatsApp na última quinta-feira (1º), dias antes do evento da Apple — coincidência?!

Há também especulações sobre novos computadores, um MacBook Air maior, de 15 polegadas, e um Mac Studio com processador mais potente.

Mas só uma coisa é mesmo certa: veremos atualizações de software para os dispositivos existentes.

Veja os principais:

  • iOS 17 - iPhone: Pode incluir um novo modo de exibição de widgets, que lembra uma central de casa inteligente. Sempre que o celular for colocado na horizontal, vão aparecer notificações, informações de clima, compromissos do calendário e mais, como se fosse um Echo Show, da Amazon, ou um Nest Hub, do Google. Também há rumores sobre um novo aplicativo de diário, uma função de rastreamento de humor no app Health, melhorias nos serviços de localização, mais funcionalidades para a Dynamic Island (recorte em forma de pílula no iPhone 14 Pro e 14 Pro Max) e novos recursos de acessibilidade cognitiva, visual e de fala.
  • iPadOS 17 - iPad: Como de costume, deve receber muitas das novidades do iOS 17, incluindo o modo de exibição de casa inteligente e o aplicativo de diário. É possível que o app Health finalmente chegue ao iPad, com o rastreamento de humor. Mas a maior atualização deve ser no Stage Manager, recurso multitarefa introduzido no ano passado, que simula a experiência de um computador desktop. Ele serve para agrupar aplicativos e sobrepor janelas, mas ainda não é muito intuitivo -- espera-se que a Apple melhore esta experiência com novos recursos. Também é possível que o iPad receba a mesma personalização da tela de bloqueio do iPhone, incluindo a capacidade de ajustar a posição do relógio.
  • WatchOS 10 - Apple Watch: É o único sistema operacional para o qual se espera uma mudança mais profunda. De acordo com rumores, poderia haver um novo foco em widgets, que transformaria o uso do relógio, permitindo rolar pelas categorias (atividades físicas, clima, compromissos do calendário etc), em vez de iniciar manualmente cada aplicativo. Para acompanhar a interface renovada, a Apple pode alterar as funções de alguns botões do relógio, como a coroa.
  • MacOS 14 - computadores Mac: Não se sabe qual será o nome fantasia do sistema -- rumores apontam para Mammoth (mamute). Mas não há especulações sobre novidades significativas para ele. O destaque dos computadores é, mesmo, o hardware. Inclusive, há a possibilidade de que seja lançado um MacBook Air de 15 polegadas com chip M2 e/ou um Mac Studio de próxima geração com os novos M2 Max e M2 Ultra.

Como acompanhar

O WWDC 2023 começa às 14h (horário de Brasília) de hoje (5), e deve ter entre duas e três horas de duração.

Tilt retransmitirá o evento ao vivo, direto do Apple Park, em Cupertino, na Califórnia.

Também pode ser assistido no canal da Apple no YouTube.

*A jornalista viajou a convite da Apple

**Com informações da Bloomberg e The Verge