Topo

Olha a conversa secreta aí! WhatsApp libera jeitinho para trancar chats

Recurso Conversas Protegidas, do WhatsApp - Divulgação
Recurso Conversas Protegidas, do WhatsApp Imagem: Divulgação

De Tilt, em São Paulo

15/05/2023 13h00Atualizada em 16/05/2023 09h54

Precisa esconder alguma conversa no WhatsApp? Saiba que o app vai ter uma função nativa para proteger seus chats. Chamado de "Proteção de Conversas", o recurso foi anunciado nesta segunda-feira (15) por Mark Zuckerberg, CEO da Meta, grupo dono da plataforma de mensagens.

De acordo com a empresa, a funcionalidade que já começa a ser liberada a partir de hoje vai permitir que você tranque com senha aquele bate-papo mais sensível. Nas próximas semanas, deve chegar a 100% dos usuários.

O que chama a atenção no "Proteção de Conversas" é que ao adicionar uma camada de proteção extra ao chat, ele fica oculto numa "pasta secreta". Até então ter esse tipo de proteção exigia o uso de apps não-oficiais do WhatsApp.

Com a novidade, se alguém pegar seu telefone desbloqueado e abrir o WhatsApp, não vai conseguir achar a troca de mensagens que você escolheu tornar oculta.

Isso porque o acesso às conversas protegidas só será feito por meio de uma senha escolhida pelo dono do aparelho (senha do seu dispositivo ou biometria, como impressão digital).

Caso a pessoa do chat protegido envie uma mensagem a você, o nome do remetente e o conteúdo serão ocultados mesmo na tela do smartphone. Os arquivos enviados também ficarão protegidos, de modo que eles não estejam visíveis na galeria do celular.

Como ativar a Proteção de Conversas

Em blog, a Meta informa que para ativar a "Proteção de Conversas" é necessário tocar no nome de uma pessoa ou de um grupo e selecionar a opção de bloqueio.

Para revelar as conversas, é necessário arrastar lentamente para baixo a sua caixa de entrada, selecionar a opção "Chats bloqueados" e inserir a senha do seu telefone ou biometria.

A empresa de Zuckerberg diz que nos próximos meses serão liberadas mais funções, como a criação de senhas personalizadas para as conversas bloqueadas —no anúncio de hoje, há apenas a opção de usar a senha do telefone ou biometria.

Outras funções de segurança

Aos poucos, o WhatsApp vai aumentando as opções de privacidade para os usuários.

Até então, era possível apenas bloquear com biometria a abertura do app. Para ativar é necessário:

  • Ir em Configurações > Privacidade
  • Escolher Bloqueio por impressão digital ou reconhecimento facial;
  • A partir disso, para abrir o app, é necessário usar algum tipo de biometria.

Outras funções já presentes no WhatsApp, ainda em Configurações > Privacidade é remover o "Visto por último e online" e ocultar a "Foto do perfil".