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Empresas não levarão dados a sério sem pressão, diz ex-Cambridge Analytica

Jeff Shiner, CEO da 1Password, e Brittany Kaiser, fundadora do Own Your Data, no Web Summit Rio 2023 - Vaughn Ridley/Web Summit Rio/Sportsfile
Jeff Shiner, CEO da 1Password, e Brittany Kaiser, fundadora do Own Your Data, no Web Summit Rio 2023 Imagem: Vaughn Ridley/Web Summit Rio/Sportsfile

Vitoria Azevedo

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

03/05/2023 20h00Atualizada em 05/05/2023 14h29

Não dá para falar de segurança de dados sem falar de democratização digital, defende Brittany Kaiser, ex-funcionária da Cambridge Analytica, empresa envolvida no escândalo de uso indevido de dados do Facebook, em 2018.

Para ela, enquanto não houver consequências reais para as empresas que cuidam dessas informações, não haverá esforço para que elas mudem esse cenário e priorizem a privacidade e a proteção online das pessoas. Depois de vazar informações da consultoria política e deixar a companhia, ela fundou a Own Your Data, entidade não-governamental dos EUA que defende a educação digital.

"Você entende quais são os seus direitos de dados? Você conhece as políticas de proteção no seu país e no mundo? Conhecer e entender o sistema é essencial para se proteger de invasões e ataques. As pessoas devem poder reconhecer uma ameaça e serem capazes de denunciar quando necessário. Isso é inteligência digital", afirmou ela durante o terceiro dia da conferência internacional Web Summit Rio, que acontece no Rio de Janeiro nesta semana.

Kaiser dividiu o palco com Jeff Shiner, CEO da 1Password, um gerenciador de senhas que oferece armazenamento e preenchimento automático em login de contas online.

Na ocasião, os profissionais discutiram o quanto é realmente necessário para criar uma cultura de proteção de dados segura, com usuários que saibam o que estão fazendo.

E como resolver?

Para Kaiser, o primeiro passo envolve a disseminação de informações verdadeiras e a empatia por quem está do outro lado da tela — visto que muitas vezes os usuários sequer sabem como os seus dados serão usados.

Tudo isso faz parte da democratização do conhecimento digital, mais do que necessária.

Brittany Kaiser, fundadora do Own Your Data, no Web Summit Rio 2023 - Vaughn Ridley/Web Summit Rio/Sportsfile - Vaughn Ridley/Web Summit Rio/Sportsfile
Imagem: Vaughn Ridley/Web Summit Rio/Sportsfile

Segurança ainda é secundária para empresas

Além das preocupações individuais, Kaiser considera que muitas organizações ainda deixam a preocupação com a segurança digital em segundo plano: "as empresas não vão levar [isso] a sério até que sejam aplicadas consequências reais para as suas atitudes, ou falta delas."

Shiner concorda. O executivo destacou que as companhias ainda vivem uma negligência corporativa do assunto, e subestimam a importância do tema: "Determinadas empresas realizam atualizações regulares mas deixam de lado as configurações de segurança. É como esperar que não roubem sua casa quando você deixar as luzes acesas, a porta aberta e o alarme desativado."

Às vezes, o simples basta

Para Shiner, o uso de tecnologias simples de proteção de dados já ajudam nessa mudança de cenário. Contudo, algumas organizações ainda não confiam nessas ferramentas.

"Quando algo é muito fácil, é visto como perigoso. As pessoas não costumam confiar em soluções simples por acharem que são vulneráveis demais. A verdade é que algumas novas tecnologias são muito mais seguras do que os velhos hábitos dos usuários". Jeff Shiner, CEO da 1Password

"Eu vejo nisso uma oportunidade. Se continuarmos indiferentes, as ameaças vão continuar nos atingindo. Existem tecnologias que podem ajudar os usuários a terem mais segurança, podemos fazer uso delas e entender que o novo também pode ser benéfico", concluiu o executivo.

Web Summit Rio 2023

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A 13ª edição do Web Summit começou na segunda-feira (1º) e vai até esta quinta-feira (4), no centro de convenções Riocentro, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Com caráter internacional, o objetivo é promover discussões sobre novas tecnologias e internet, conectando palestrantes, startups, multinacionais, investidores e entusiastas do assunto.

Os palestrantes têm se dividido em 14 palcos, abordando temas como transportes, finanças, negócios esportivos, criptomoedas, ciência de dados, design e empreendedorismo. Os organizadores esperam mais de 20 mil participantes.

Entre as principais atrações, estão palestrantes como Ayo Tometi, cofundadora do movimento da causa negra Black Lives Matters, e o fundador e chefe-executivo do Nubank, David Vélez.

Também merece destaque a presença de nomes como Catherine Powell, chefe global de hospedagem do Airbnb, e Chelsea Manning, ex-militar americana que ganhou notoriedade ao vazar documentos secretos para o WikiLeaks.

Já entre os brasileiros mais conhecidos, a conferência destaca Konrad Dantas, fundador da produtora KondZilla, Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e a ativista indígena pela Amazônia Txai Suruí.

O UOL também marca presença no evento, com Murilo Garavello, diretor de conteúdo, Helton Simões Gomes, editor de Tilt, e Chico Barney, colunista de Splash, confirmados entre os painelistas. Veja a lista completa de palestrantes clicando aqui.

A expectativa é que o Rio de Janeiro receba o evento anualmente, como um encontro a mais do tradicional realizado em Lisboa. Já há um acerto para que a conferência ocorra na capital portuguesa pelo menos até 2028.