Topo

Maior evento de inovação do mundo, Web Summit chega ao Rio; veja atrações

Vista aérea do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor (à esquerda), Corcovado, Botafogo, Flamengo e centro em destaque, além do Pão de Açúcar - microgen/Getty Images/iStockphoto
Vista aérea do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor (à esquerda), Corcovado, Botafogo, Flamengo e centro em destaque, além do Pão de Açúcar Imagem: microgen/Getty Images/iStockphoto

Aurélio Araújo

Colaboração com Tilt, de São Paulo

01/05/2023 04h00

A 13ª edição do Web Summit, maior conferência de inovação do mundo, acontece no Rio de Janeiro entre hoje (1º) e quinta-feira (4). É a primeira vez que uma cidade da América Latina recebe o evento.

Com caráter internacional, o objetivo é promover discussões sobre novas tecnologias e internet, conectando palestrantes, startups, multinacionais, investidores e entusiastas do assunto.

Os palestrantes se dividirão em 14 palcos, abordando temas como transportes, finanças, negócios esportivos, criptomoedas, ciência de dados, design e empreendedorismo. Os organizadores esperam mais de 20 mil participantes.

A escolha do Brasil

A realização da conferência no Rio de Janeiro é consequência da popularidade do Web Summit no Brasil, segundo o fundador e chefe-executivo do Web Summit, Patrick Cosgrave.

No ano passado, ele já havia destacado uma "invasão brasileira" da última edição do evento, realizado em Lisboa, em novembro passado.

Em sua versão carioca, o encontro acontece no Rio Centro, num espaço de cerca de 87 mil metros quadrados.

O que esperar

  • Participação de mais de 300 palestrantes;
  • 900 startups;
  • mais de 500 investidores;
  • 500 jornalistas.

Entre as principais atrações, estão palestrantes como Ayo Tometi, cofundadora do movimento da causa negra Black Lives Matters, e o fundador e chefe-executivo do Nubank, David Vélez.

Também haverá a presença de nomes como Catherine Powell, chefe global de hospedagem do Airbnb, e Chelsea Manning, ex-militar americana que ganhou notoriedade ao vazar documentos secretos para o WikiLeaks.

Já entre os brasileiros mais conhecidos, teremos Konrad Dantas, fundador da produtora KondZilla, Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e a ativista indígena pela Amazônia Txai Suruí.

O UOL também marcará presença no evento, com Murilo Gravello, diretor de conteúdo, Helton Simões Gomes, editor de Tilt, e Chico Barney, colunista de Splash, confirmados entre os painelistas. Veja a lista completa de palestrantes clicando aqui.

A expectativa é que o Rio de Janeiro receba o evento anualmente, como um encontro a mais do tradicional realizado em Lisboa. Já há um acerto para que a conferência ocorra na capital portuguesa pelo menos até 2028.

"Nossa meta é, no ano que vem, atingir confortavelmente a marca de 30 mil pessoas, tornando o Web Summit Rio o encontro de tecnologia definitivo e preeminente na América do Sul", afirmou Cosgrave em comunicado à imprensa.