Topo

Missão Artemis 1: esta é a última imagem da Terra feita pela cápsula Orion

Terra com aspecto de "Lua minguante", com uma parte iluminada pelo Sol e outra à noite - Nasa
Terra com aspecto de "Lua minguante", com uma parte iluminada pelo Sol e outra à noite Imagem: Nasa

Nicole D'Almeida 

Colaboração para Tilt, em São Paulo, SP 

12/12/2022 15h51Atualizada em 13/12/2022 14h31

Após uma viagem de 26 dias até a órbita da Lua e de volta à Terra, a cápsula Orion caiu no Oceano Pacífico, na tarde deste domingo (11).

Mas, antes de 'amerissar' (aterrissagem no mar), a espaçonave nos presenteou com últimas e impressionantes imagens de nosso planeta, visto do espaço.

Da para ver a Terra com um aspecto de Lua minguante, com uma área escura (onde é noite) e uma faixa clara (dia).

A Orion faz parte do programa Artemis, da Nasa, que pretende levar o homem — e a primeira mulher — de volta à Lua.

Seu retorno, aliás, aconteceu exatamente 50 anos após a última vez que isso ocorreu: em 11 de dezembro de 1972, os astronautas da missão Apollo 17, Eugene Cernan and Harrison Schmitt, se tornaram os últimos seres humanos a pisarem em nosso satélite.

Programa Artemis

A volta da Orion encerra a primeira missão do programa, Artemis 1, lançada no dia 16 de novembro pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial). Sem tripulação a bordo, seu objetivo era testar os sistemas e a resistência da cápsula no ambiente hostil do espaço. E foi um sucesso.

Durante a viagem, a pequena nave realizou dois sobrevoos lunares, chegando a apenas 128 quilômetros da superfície lunar. Em seu maior afastamento, chegou a mais de 434 mil quilômetros da Terra — um recorde, que corresponde a mais de mil vezes a distância em que a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita nosso planeta.

A Orion "permaneceu no espaço por mais tempo do que qualquer outra espaçonave projetada para astronautas sem acoplar a uma estação espacial, superando o recorde de distância percorrida, anteriormente estabelecido durante a Apollo 13", informou a Nasa em comunicado.

O próximo desafio é repetir a viagem com pessoas abordo. Isso deve acontecer no ano que vem, na Artemis 2, que também não pousará na Lua.

Na terceira missão, Artemis 3, prevista para 2025, finalmente haverá um pouso — e astronautas pisarão em solo lunar novamente.

Mas o objetivo do programa é mais ambicioso: estabelecer uma base permanente na Lua e uma estação espacial em sua órbita, que poderão ser a chave para a exploração de Marte.