Topo

Missão Artemis tira fotos impressionantes da superfície com crateras da Lua

Nasa
Imagem: Nasa

Ana Paula Coelho

Colaboração para Tilt

26/11/2022 17h41

A cápsula Orion, da missão Artemis 1, captou suas primeiras — e impressionantes — imagens da superfície acidentada da Lua. Divulgados pela Nasa, os registros foram feitos cerca de 130 quilômetros de altitude, na aproximação máxima que ocorreu na última segunda-feira (21).

As fotos são em preto e branco pois foram tiradas pela Câmera de Navegação Óptica — um instrumento projeto para auxiliar na trajetória da pequena nave espacial. Dá para ver os detalhes do rochoso solo lunar, com suas diversas crateras de variados tamanhos.

"A Orion usa esta câmera para capturar imagens da Terra e da Lua em diferentes fases e distâncias, fornecendo um conjunto aprimorado de dados para certificar sua eficácia sob diferentes condições de iluminação, como uma forma de ajudar a orientar a espaçonave em futuras missões com tripulação", explica a Nasa.

crateras lua artemis - Nasa - Nasa
Imagem: Nasa

As fotos foram feitas durante uma manobra de correção de curso que colocou a nave o mais perto da Lua de toda sua viagem. O momento, no sexto dia da missão, foi muito bem aproveitado visualmente, mas não era este o principal objetivo das manobras.

Elas foram necessárias para que a Orion "pegasse impulso" para entrar em uma órbita retrógrada distante — ou seja, girando no sentido contrário ao da Lua e mais longe dela —, o que ocorreu com sucesso nesta nesta sexta-feira (26).

Inclusive, deve chegar ao ponto mais distante da Terra que uma cápsula já foi.

crateras lua artemis - Nasa - Nasa
Imagem: Nasa

A nave deve permanecer ao redor de nosso satélite natural por cerca de uma semana, e então iniciar o processo de retorno da nave à Terra.

O pouso no Oceano Pacífico está previsto para o dia 11 de dezembro. Até lá, também podemos esperar pelas imagens de nosso planeta.

A Orion foi lançada no dia 16 de novembro, pelo foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial), na primeira missão do programa Artemis. Sem tripulação, ela é um teste de fogo dos hardwares e sistemas, em uma viagem de ida e volta à Lua.

Se tudo correr bem, no ano que vem, a jornada será repetida com astronautas a bordo — mas ainda sem pousar na Lua. Em 2025, está prevista a Artemis 3, que deve levar o homem — e a primeira mulher — para pisar na Lua novamente.

Mais que isto, o grande objetivo da Nasa é estabelecer uma base lunar e iniciar a exploração do espaço profundo, em especial do planeta Marte.