Topo

Missão Artemis 1: nave Orion entra com sucesso em órbita ao redor da Lua

Cápsula Orion, da missão Artemis 1, tira "selfie"com a Lua durante sua aproximação máxima - Nasa
Cápsula Orion, da missão Artemis 1, tira "selfie"com a Lua durante sua aproximação máxima Imagem: Nasa

25/11/2022 21h35

A Nasa informou que a cápsula Orion entrou em órbita lunar, nesta sexta-feira (25), em mais um procedimento bem-sucedido da missão Artemis 1 — que foi adiada várias vezes nos últimos meses.

Pouco mais de uma semana após o lançamento da nave, do estado da Flórida (EUA) para a Lua, os controladores de voo "realizaram com sucesso a inserção da Orion em uma órbita retrógrada distante", disse a agência espacial norte-americana em seu site.

Isso quer dizer que a pequena nave agora viaja ao redor da Lua, no sentido oposto ao que ela gira, e a grande distância.

"A órbita é distante, Orion voará cerca de 40.000 milhas (cerca de 64.300 km) sobre a Lua", informou a Nasa.

Enquanto estiver na órbita lunar, os controladores de voo monitorarão seus principais sistemas e realizarão verificações no espaço profundo, disse a agência.

O grande objetivo do programa Artemis é levar seres humanos à superfície da Lua nos próximos anos — pela primeira vez desde a missão Apollo 17, em 1972. Este primeiro voo de teste, não tripulado, tem como meta garantir que a nave é segura para os futuros astronautas.

A Orion levará cerca de uma semana para completar meia órbita ao redor da Lua. A cápsula, então, deixará a órbita para sua viagem de volta para casa.

Espera-se que a espaçonave chegue à Terra em 11 de dezembro, com um pouso no Oceano Pacífico.

O sucesso desta missão determinará o futuro da Artemis 2, que levará astronautas ao redor da Lua ainda sem pousar, e da Artemis 3, em que os humanos finalmente pisarão na superfície lunar. Elas estão programadas para ocorrer em 2024 e 2025, respectivamente.

© Agence France-Presse