Topo

Tilt Lab Day

Tilt analisa e compara ao vivo qual eletrônico leva a melhor


Qual o smartwatch mais útil e fácil para o dia a dia? Avaliamos 8 modelos

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, de São Paulo

12/11/2022 04h01

Muita gente pensa que smartwatches só servem para fanáticos por esporte ou saúde. Mas estes aparelhos foram criados para serem usados o dia todo - e contam com a maioria das praticidades que você encontra no seu smartphone.

Estes aparelhos foram as grandes estrelas da quinta edição do Tilt Lab Day, que ocorreu na última sexta (11). Ao longo de várias semanas, um júri formado por Tilt e convidados especializados avaliaram 8 modelos e premiou em diversas categorias - entre elas, a de Melhor Smartwatch para o Dia a Dia.

Neste quesito, ficamos de olho em como esses relógios se integram e facilitam nossa rotina, seja para tocar música, atender ligações, acessar apps ou até disparar remotamente a câmera do celular.

Foram avaliados os Apple Watch SE e Series 8; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei GT 3 e GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch. E o grande vencedor foi o recém-lançado Apple Series 8, com uma média final de 9,54 pontos.

Confira no vídeo acima o anúncio da vitória durante a live. E, mais abaixo, os critérios da avaliação.

Um iPhone no pulso

Tilt Lab Day: médico do esporte e atleta amador Paulo Puccinelli com o smartwatch Apple Watch Series 8 - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Puccinelli com o Apple Watch Series 8: integração perfeita
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Assim como outros Apple Watch, o Series 8 só se conecta com iPhones. É uma faca de dois gumes: por um lado, isso limita o público-alvo do produto; mas, por outro, ele se integra perfeitamente ao celular que o usuário já está acostumado.

Esse foi o principal foco dos elogios dos três jurados de Tilt Lab Day que testaram o modelo: a editora-assistente Bruna Souza Cruz, o produtor Rodrigo Lara e o médico e atleta amador Paulo Puccinelli.

"Ele é uma extensão do celular. Ao ser emparelhado, ele já sincroniza e baixa os aplicativos do iPhone disponíveis no relógio. O manuseio é fácil e a interatividade é excelente", avalia Puccinelli.

"Tudo que o Watch Series 8 se propõe a fazer, ele faz muito bem e essa é a melhor característica dele. É possível deixá-lo do jeito que você quiser, com os aplicativos, organização de ícones e aparência que atenda ao seu gosto, ainda que isso exija uma certa dedicação e tempo", comentou Lara.

"É bem prático ler mensagens do WhatsApp direto na tela do relógio e acessar o controle de músicas. Usei também a opção do timer enquanto cozinhava por meio da assistente de voz Siri", diz Cruz.

As funções dedicadas ao monitoramento da saúde e às práticas esportivas também foram elogiadas (o aparelho também venceu os prêmios dedicados especificamente a estes quesitos). Mas nem tudo são flores: a pulseira pouco prática, a bateria de pouco fôlego, o preço nas alturas e a conectividade exclusiva com iPhone foram alvos de críticas.

Outras boas escolhas

Se o preço do Series 8 te desanimou, a boa notícia é que a categoria Dia a Dia foi bem disputada, com pouca diferença de ponto entre os oito smartwatches - sinal de que todos terão um impacto positivo na sua rotina.

O vice-campeão, Apple Watch SE, retém as principais funcionalidades do "irmão mais velho", Series 8, mas pontuou menos nos critérios de Saúde, Esporte e Usabilidade.

Os modelos das fabricantes chinesas Huawei e Xiaomi surpreenderam (o GT3 ficou com a medalha de bronze). Mesmo com aplicativos que têm funções extras quando usados com celulares Android, eles não deixaram de lado nenhuma função primordial quando usados com um iPhone.

As opções da Samsung ficaram no meio (Galaxy Watch 5 Pro) e no fim (Galaxy Watch 5) do pelotão. O ponto positivo aqui é que eles têm sistema operacional do Google, o que garante uma ótima integração com aplicativos da empresa. Mas a dificuldade de rodá-lo em celulares que não são da Samsung pesou contra.

Como foi a avaliação

Os membros do júri foram:

  • A equipe de TIlt (o editor Marcel Nadale, a editora assistente Bruna Souza Cruz, e os redatores Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte)
  • O produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara
  • Os jutados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores

Cada aparelho foi avaliado por três pessoas, que deram nota de 0 a 10 em seis quesitos:

  • Design e estilo
  • Sistema
  • Usabilidade
  • Saúde
  • Esporte
  • Funcionalidades

Na categoria Dia a Dia, foi feita a média a partir de todas as seis notas, com peso 2 para a pontuação em Funcionalidades.

Confira abaixo a pontuação final de todos os modelos nesta categoria:

  1. Apple Watch 8: 9,54
  2. Apple Watch SE: 8,82
  3. Huawei GT 3: 8,66
  4. Huawei GT Runner: 8,61
  5. Xiaomi S1 Active: 8,51
  6. Samsung Galaxy Watch 5 Pro: 8,47
  7. Xiaomi Mi Watch: 8,21
  8. Samsung Galaxy Watch 5: 7,99

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.