Topo

Tilt Lab Day

Tilt analisa e compara ao vivo qual eletrônico leva a melhor


Quer um smartwatch para cuidar da saúde? Tilt avaliou 8 e este é o melhor

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

12/11/2022 04h00

Uma das funções mais comuns dos relógios inteligentes é o monitoramento de funções vitais do nosso corpo. A maioria é capaz de medir parâmetros como batimentos do coração, mas outros vão além, avaliando oxigênio no sangue, temperatura corporal e até bioimpedância.

Estas funções são tão importantes que mereceram uma categoria à parte na quinta edição do Tilt Lab Day, nosso programa que ajuda você a comprar o eletrônico certo para a sua necessidade e o seu bolso. No evento transmitido ao vivo na última sexta-feira (11), avaliamos 8 smartwatches e uma das premiações foi justamente a de Saúde.

O vencedor foi o Apple Watch Series 8, deixando para trás Apple o Watch SE; os Samsung Galaxy Watch 5 e Galaxy Watch 5 Pro; os Huawei GT 3 e GT Runner; e os Xiaomi S1 Active e Mi Watch.

Confira no vídeo acima o momento do anúncio da vitória. E, mais abaixo, os critérios para a avaliação.

Por que Apple Watch 8 ganhou

Com uma ampla gama de recursos, que vão do monitoramento de batimentos cardíacos, eletrocardiograma, nível de oxigenação, avaliação de sono a exercícios de relaxamento, o Apple Watch Series 8 conquistou uma média final de 9,54 pontos, segundo as notas concedidas pelo júri do Tilt Lab Day.

Tilt Lab Day: médico e triatleta amador Paulo Puccinelli testa Apple Watch Series 8 na piscina - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Puccinelli testa o Series 8 na piscina
Imagem: Mariana Pekin/UOL

"O relógio tem dispositivos de saúde avançados e bom monitoramento dos principais aspectos", avalia o jurador convidado Paulo Puccinelli, médico do esporte e atleta amador.

Outro recurso que ajudou a elevar seus pontos foi a capacidade de monitorar a temperatura corporal, uma função útil para fornecer mais dados sobre o ciclo de sono. Para mulheres cisgênero e homens trans, a função pode ser ainda mais útil: o Series 8 é um dos poucos modelos que oferece informações sobre o ciclo menstrual.

"A partir dos dados coletados, o dispositivo apresenta estimativas das últimas ovulações, por exemplo. Outros smartwatches até têm sensores de temperatura, mas a Apple conseguiu uni-lo com dados deste tipo de uma maneira bem prática", afirma a editora de Tilt Bruna Souza Cruz.

Vale salientar que essa função não funciona como um termômetro e o monitoramento ocorre somente se a pessoa utilizar o relógio para dormir.

O Series 8 também foi elogiado pela praticidade de uso, a facilidade de pareamento (ainda que ele só funcione com iPhone) e o desempenho geral. Esse combo de características ajudou na composição das notas gerais.

Como nem tudo é perfeito, três características ruins chamaram a atenção dos avaliadores: a pouca bateria, a pulseira pouco prática e o preço elevado.

Disputa apertada

Apesar do Apple Watch Series 8 se destacar, nenhum dos rivais decepcionou. Prova disso é que, na categoria Saúde, todos eles tiveram notas entre 8 e 9. Na segunda poisção, o Huawei Watch GT3 surpreendeu e venceu o Apple Watch SE por apenas 0,01 ponto (8,80 contra 8,79, respectivamente).

A vantagem do modelo da Huawei se deu pelo equilíbrio, com um bom número de funções de saúde (destacam-se batimento cardíaco, avaliação de sono, controle de stress, nível de oxigenação e exercícios de respiração), preço mais acessível, compatibilidade com todos os smartphones e bateria que dura muito.

O Watch SE, por sua vez, tem funções de saúde mais restritas do que o Series 8, mas se mostrou preciso nas medições. Ele tem boas funções de saúde (monitoramento de batimentos cardíacos, avaliação de sono, exercícios de relaxamento e respiração, para citar alguns), mas perde funções vistas em outros relógios, como medição de nível de oxigenação e eletrocardiograma. O preço e a bateria foram pontos de crítica.

Os demais modelos ficaram próximos em suas pontuações, com destaque para o Huawei Watch GT Runner (que tem praticamente as mesmas características do vice-campeão GT 3), o Xiaomi S1 Active e o Samsung Galaxy Watch 5 Pro.

Este último, assim como seu irmão mais "simples", Galaxy Watch 5, tem um recurso exclusivo da Samsung: teste de bioimpedância, que revela a composição do corpo em percentuais de músculo, gordura, água, etc.

Não é exagero nenhum dizer, portanto, dizer que: se a ideia é monitorar a sua saúde, qualquer um dos modelos aqui apresentados irá ajudar você no objetivo.

Como foi a avaliação

Os membros do júri foram:

  • A equipe de TIlt (o editor Marcel Nadale, a editora assistente Bruna Souza Cruz, e os redatores Guilherme Tagiarolli, Gabriel Daros e Marcella Duarte)
  • O produtor especializado em tecnologia Rodrigo Lara
  • Os jutados especiais Paulo Puccinelli e Gabriel Ganme, ambos médicos do esporte e atletas amadores

Cada aparelho foi avaliado por três pessoas, que deram nota de 0 a 10 em seis quesitos:

  • Design e estilo
  • Sistema
  • Usabilidade
  • Saúde
  • Esporte
  • Funcionalidades

Na categoria Saúde, foi feita a média a partir de todas as seis notas, com peso 2 para a pontuação em Saúde.

Confira abaixo a pontuação final de todos os modelos nesta categoria:

  1. Apple Watch 8 - 9,54
  2. Huawei GT 3 - 8,8
  3. Apple Watch SE - 8,79
  4. Huawei GT Runner - 8,63
  5. Xiaomi S1 Active - 8,59
  6. Samsung Galaxy Watch 5 Pro - 8,56
  7. Xiaomi Mi Watch - 8,23
  8. Samsung Galaxy Watch 5 - 8,18

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.