Topo

Twitter: novo selo de verificação será cinza - e deve causar muita confusão

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

09/11/2022 11h04

Cinza é o novo azul. Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos do Twitter, anunciou em sua conta na rede social que o famoso selo de verificação de contas vai mudar para essa nova cor.

O selinho azul passa a significar apenas que o usuário é assinante do pacote Twitter Blue, que dá acesso a ferramentas especiais da plataforma (por enquanto, apenas disponível nos EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá).

Uma captura de tela da própria conta oficial do Twitter revelou como será o novo layout. O "check" azul vem ao lado do nome de exibição e, logo abaixo do identificador de conta, o "check" cinza com a palavra "Oficial" - é este que confirma que a conta realmente pertence àquela pessoa ou empresa na vida real.

"O novo Twitter Blue não inclui verificação de identidade. É uma assinatura paga opcional que oferece uma marca de seleção azul e acesso a recursos selecionados. Continuaremos a experimentar formas de diferenciar os tipos de conta", alerta Crawford.

Veja abaixo:

Nem todas as contas verificadas anteriormente que receberão o rótulo "oficial". Ele não estará disponível para compra e somente perfis do governo, de empresas, de grandes meios de comunicação, de editores, de parceiros de negócios e de algumas figuras públicas ganharão esse novo selo de verificação.

Ou seja, você, que já tem o selo azul, em breve não terá nenhum dos dois (já que o Twitter Blue ainda não tem previsão de ser lançado no Brasil).

O sistema de verificação via selinho azul estava em vigor desde 2009 e havia sido criado com o intuito de mostrar que contas de interesse público são autênticas. Portanto, é possível que a mudança para o cinza cause confusão em muitos usuários, que se acostumaram a procurar pelo azul para confirmar a legitimidade do perfil que está lendo

Além disso, especialistas estão preocupados que o selo azul, conferido a qualquer um que pagar a taxa mensal de US$ 8, seja usado para para disseminar de desinformação, golpes e falsificações.

Até a publicação desse texto, a conta oficial do Twitter ainda não tem a nova marca de seleção cinza.