Topo

Tire uma selfie agora: Instagram quer copiar recurso do concorrente BeReal

Com o sucesso do BeReal, rede social espontânea e sem filtros, o Instagram está desenvolvendo o "IG Candid Challenges", desafio diário para postar foto de "agora". - Paris Martineau/Reprodução Twitter
Com o sucesso do BeReal, rede social espontânea e sem filtros, o Instagram está desenvolvendo o "IG Candid Challenges", desafio diário para postar foto de "agora". Imagem: Paris Martineau/Reprodução Twitter

Siouxsie Rigueiras

Colaboração para Tilt

23/08/2022 12h39

Com o sucesso do BeReal, nova rede social espontânea e sem filtros, o Instagram está trabalhando em uma ferramenta muito similar — alguns diriam uma cópia —, em uma tentativa de não perder público para o concorrente. Capturas de tela do possível novo recurso vazaram nesta segunda-feira (22).

O Instagram, nos últimos anos, se tornou uma vitrine de fotos glamourizadas, cheias de filtros e super produções, o que pode refletir de forma negativa na autoestima e saúde mental dos usuários. O BeReal tenta evitar esse processo: fotos "de agora" devem ser tiradas em apenas dois minutos, onde estiver, sem nenhum filtro ou manipulação digital.

É um desafio diário surpresa, que pode ser solicitado pelo app a qualquer momento; as postagens desaparecem após 24 horas (ou seja, não há um feed ou stalking, apenas "stories").

Com esta pegada de autenticidade, a rede viu um crescimento de 315% apenas em 2022. Aparentemente, isso mexeu com o ego da Meta (empresa-mãe do Instagram e Facebook), que estaria testando um recurso inspirado no BeReal, chamado "IG Candid Challenges" (Desafios Sinceros do IG).

Quem descobriu a novidade foi o desenvolvedor Alessandro Paluzzi, conhecido por vazar informações sobre atualizações de apps. Um porta-voz do Instagram confirmou ao Engadget e ao The Verge que trata-se de um "protótipo interno", mas se recusou a dar mais detalhes.

A funcionalidade do Instagram tem o mesmo funcionamento e visual do BeReal: você recebe uma notificação pedindo para tirar uma foto e tem dois minutos para fazer isso; a imagem postada inclui a visão da câmera frontal e traseira — ou seja uma selfie e o ambiente em que você está, uma delas em um quadro menor no canto superior.

Apesar de tantas similaridades, dois designers de produto afirmaram no Twitter que IG Candid Challenges está sendo desenvolvido há cerca de três anos. Seria mera coincidência?

Não há data prevista ou sequer confirmação que o recurso de fato será incorporado aos Stories do Instagram. Por enquanto, a rede segue em seu processo de "TikTokização", priorizando cada vez mais vídeos e sugerindo conteúdos de perfis que não seguimos.