Topo

Xiaomi apresenta robô que entende emoções e consola quem está triste

CyberOne: robô conta com um sensor dos arredores chamado Mi-Sense - Divulgação/Xiaomi
CyberOne: robô conta com um sensor dos arredores chamado Mi-Sense Imagem: Divulgação/Xiaomi

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

13/08/2022 04h00

A Xiaomi apresentou ao público esta semana o que talvez seja a sua maior aposta no mundo da robótica: o CyberOne, um robô bípede que imita a performance de um ser humano - aliás, de uma criança que ainda está aprendendo a andar.

Com uma aplicabilidade ainda indefinida, o robô foi desenvolvido com algoritmos e mecanismos de inteligência artificial capazes de detectar objetos e outros seres à sua volta, e identificar emoções humanas, seus gestos e expressões.

De acordo com a Xiaomi, o CyberOne é capaz de saber, por exemplo, se uma pessoa está triste ou feliz e até consolá-la.

Para reconhecer a profundidade dos ambientes e fazer reconstituições tridimensionais (3D), o CyberOne conta com um sensor chamado Mi-Sense. Ele trabalha em parceria com um algoritmo de interação de IA.

Graças a essas duas tecnologias, o humanoide consegue, por exemplo, identificar a presença de uma pessoa, o galho de uma árvore que esteja em seu caminho e até mesmo formigas. Esses detalhes são apresentados em um vídeo publicado nas redes sociais da marca, em que o robô consegue até mesmo despistar de obstáculos que estejam em seu caminho.

Segundo a Xiaomi, o humanoide tem 1,77m de altura, pesa 52kg e consegue carregar até 1,5kg de peso. Simula os movimentos humanos e é capaz de andar a 3,6 km/h, de acordo com a empresa.

O rosto do CyberOne é um painel OLED em formato curvo e tela escura. Por trás dele é onde tudo acontece. Ali estão instalados os sensores de visão espacial - permitindo observar o mundo em 3D - e também os microfones, que são capazes de identificar 85 tipos de sons ambientais e classificar até 45 emoções humanas.

E a Xiaomi frisou que a máquina ainda possui um mecanismo de reconhecimento de semântica alimentado por IA. Seu corpo tem um total de 21 pontos de movimento compostos por 13 articulações, mas segundo a crítica especializada internacional, ainda precisa de refinamento no que se refere à leveza e naturalidade dos movimentos.

O CyberOne fez parte do pacote de lançamentos da Xiaomi, que aconteceu na última quinta (11). Na verdade, o evento foi anunciado para apresentar os novos smartphones dobráveis da marca e outros dispositivos, como fones de ouvido.

O humanoide foi um lançamento surpresa. O robô chegou a fazer uma participação especial no evento, entrando no palco e entregando uma flor ao CEO da Xiaomi, Lei Jun. Fez até selfie.

O CyberOne é o segundo robô produzido pelo Xiaomi Robotics Lab, o departamento de robótica da empresa. O primeiro foi apresentado ano passado, o CyberDog, um robô quadrúpede.

Durante o evento, Jun afirmou que o modelo ainda é experimental e não há planos de comercializá-lo neste momento - o que aguçou o burburinho de que a Xiaomi queria se antecipar à Tesla, que anunciou um lançamento de humanoide para este ano ainda.