Topo

Novo 'desafio' do TikTok ensina a roubar carros usando um cabo USB

Desafio afeta modelos das fabricantes Kia e Hyundai - Divulgação
Desafio afeta modelos das fabricantes Kia e Hyundai Imagem: Divulgação

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

01/08/2022 15h50

Por incrível que pareça, roubar é um dos temas preferidos para desafios no TikTok. Desta vez, a nova trend atende pelo nome de "Kia Challenge" e ensina como roubar carros das marcas Kia e Hyundai usando um simples cabo de carregamento USB. Alguns vídeos também chegaram a ser divulgados no YouTube.

As imagens mostram ladrões levantando a tampa da coluna que fica atrás do volante e utilizando os cabos desencapados do USB para fazer as ligações necessárias.

O "Kia Challenge" está vinculado a outra tag, os "Kia Boys''. É que, em geral, os roubos são praticados por grupos de adolescentes, entre 14 e 17 anos. Além de arrombar e furtar, eles utilizam o carro para promover vandalismo, pegas (ou rachas) ou até praticar outros roubos.

Já foram registrados graves capotamentos nos Estados Unidos vinculados a esse desafio, inclusive com feridos e mortos.

A reportagem de Tilt pesquisou e, aparentemente, o TikTok tem removido esse tipo de conteúdo. Mas ainda é possível encontrar vídeos dos adolescentes forçando a entrada em carros e praticando atos de vandalismo - sempre com as tags "Kia Challenge" e "Kia Boys".

Vítimas dos roubos também usam a plataforma para denunciar desabafar sobre o crime. Um dos vídeos mais visualizados é de @s.amanthaj . Embora não tenham levado o carro dela, a usuária mostra o interior do automóvel todo depredado e a fiação da ignição exposta.

Aumento de 1.300% nos casos

A relação entre o lançamento do novo desafio e o furto de carros foi percebida pela polícia de alguns estados americanos, como Wisconsin, Ohio e Texas. Em São Petersburgo, na Flórida, a guarda local chegou até mesmo a fazer um alerta no Twitter.

"Alerta de roubo Kia e Hyundai. Em São Petersburgo, está havendo uma tendência incomum. Desde 11 de julho, 23 de 56 carros roubados são modelos Kia e Hyundai 2021 ou anteriores, que usam chaves para dar partida. Por favor, tranquem seus carros", avisou.

O site especializado em automóveis Vrum divulgou que, em Saint Paul, no estado de Minnesota, a polícia registrou 18 roubos de Kia durante todo o ano de 2021 e só em 2022 já foram registradas mais de 256 ocorrências, um aumento de 1.300%. No caso dos veículos Hyundais, o crescimento foi de 584%.

Sites internacionais, como o USA Today e o Carscoops, divulgaram que uma vulnerabilidade em alguns modelos Kia de 2011 a 2012 e os modelos Hyundai de 2015 a 2021 (e descoberto por usuários do TikTok) poderiam ter desencadeado a trend. Esses modelos não apresentam um dispositivo anti-furto chamado de imobilizador eletrônico de motor.