Topo

Facebook imita feed do TikTok e terá menos notícias; entenda as mudanças

Unsplash
Imagem: Unsplash

Adriano Ferreira*

Colaboração para Tilt

22/07/2022 14h34

A timeline do Facebook passou por mais uma mudança - talvez a mais significativa dos últimos anos. Numa movimentação que parece remeter ao Facebook "dos bons tempos", agora o aplicativo terá uma área com mais postagens de seus amigos, em ordem cronológica, e menos de outras fontes, como veículos de notícia.

É possível também que a inspiração para o novo design seja mais atual: o TikTok, principal dor de cabeça da Meta atualmente. Na rede de vídeos verticais, o conteúdo já é exibido a partir de escolhas do próprio dono da conta.

No Facebook, isso vai acontecer na nova aba "Feeds", que terá subseções, como "Amigos", "Grupos", "Páginas" e também uma de "Favoritos", que o usuário poderá customizar. Portanto, se você acompanha o UOL no Facebook, por exemplo, você só verá as notícias se entrar em "Páginas".

Posts sugeridos deixam de existir, mas ainda haverá anúncios.

Aba "Home"

A rede social também está inaugurando a aba "Home", visível quando o aplicativo é aberto. A nova funcionalidade tem um sistema de classificação baseada no machine learning, um tipo de inteligência artificial.

Facebook, novo layout com a aba Feeds - Divulgação/Meta - Divulgação/Meta
Facebook, novo layout com a aba Feeds
Imagem: Divulgação/Meta

Segundo o CEO da Meta Mark Zuckerberg explicou em sua postagem sobre a reformulação, "Home" será "onde você decobrirá novos conteúdos por meio de recomendações". Ou seja, é uma versão um pouco mais "misturada" e menos pessoal que o "Feeds".

Nesta área também será possível criar Reels (os vídeos fixos) e acompanhar o que está sendo publicado na linha do tempo e nos Stories (os vídeos que duram 24 horas). Mas esses conteúdos visuais também ganharam uma aba só para eles, chamada "Watch".

Vale ressaltar que o Facebook experimentou uma queda de usuários pela primeira vez, no último trimestre de 2021. O rival TikTok está em crescimento: já atingiu 1 bilhão de usuários e, segundo previsão da Insider Inteligence, deve terminar 2022 com uma média de 750 milhões de usuários ativos por mês.

Ainda segundo a postagem de Zuckerberg, esse novo layout será entregue aos usuários aos poucos, então não estranhe se o seu app ainda não mudou.

*Com informações de 9to5mac, The Verge e Axios