Nebulosas e exoplaneta: Nasa revela imagens inéditas feitas pelo James Webb

De Tilt, em São Paulo

12/07/2022 12h15Atualizada em 13/07/2022 14h05

Após a divulgação da primeira imagem do Universo profundo feita pelo telescópio James Webb, a Nasa liberou nesta terça-feira (12) mais quatro imagens geradas a partir do maior (e mais caro) observatório espacial já feito.

Um dos destaques é a Nebulosa do Anel do Sul, uma nuvem cósmica de poeira espacial, que fica ao redor de uma estrela morta.

De forma resumida, para entender como estrelas (como o Sol) se formaram, precisamos conseguir olhar bilhões de anos no passado. E é isso que o James Webb foi criado para fazer: funcionar como uma espécie de máquina do tempo e revelar a formação de estrelas em seus estágios iniciais, quando tudo envolvia gás e poeira cósmica.

Confira a seguir mais detalhes sobre os primeiros alvos do James Webb:

Agrupamento de galáxias SMACS 0723

A primeira imagem foi revelada na segunda-feira (11) pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em uma conferência na Casa Branca.

Apesar do nome complicado, SMACS 0723 é um "cluster" — agrupamento de galáxias, com outras menores no seu entorno.

Este aglomerado está a cerca de 4,6 bilhões de anos-luz de distância. Isso quer dizer que o telescópio consegue ver "o passado", permitindo que astrônomos possam descobrir características da formação do Universo.

Imagem mais distante e profunda já feita do Universo, capturada pelo telescópio James Webb - Divulgação/NASA, ESA, CSA e STScI - Divulgação/NASA, ESA, CSA e STScI
Imagem: Divulgação/NASA, ESA, CSA e STScI

O registro exibido é a captação em infravermelho mais fidedigna de objetos espaciais que se têm notícia até o momento. O "campo profundo", como foi chamado pela agência, foi captado pela câmera NIR (infravermelho próximo, a faixa das frequências mais altas) após 12,5 horas de exposição ininterrupta.

Segundo a Nasa, a imagem contém uma galáxia de 13,1 bilhões de anos atrás.

Nebulosa de Anel do Sul

Trata-se uma nebulosa planetária, que fica ao redor de uma estrela morta. Ela fica a uma distância de 2.000 anos-luz da Terra.

Nebulosa de Anel do Sul - NASA, ESA, CSA, E STScI - NASA, ESA, CSA, E STScI
Imagem: NASA, ESA, CSA, E STScI

A estrela mais escura no centro da imagem tem enviado anéis de gás e poeira por milhares de anos em todas a direções. O James Webb revelou pela primeira vez que esta estrela está rodeada de poeira.

O Webb permitirá que os astrônomos investiguem muito mais detalhes sobre nebulosas planetárias como esta — nuvens de gás e poeira expelidas por estrelas que estão morrendo.

Quinteto de Stephan

É um grupo de cinco galáxias que fica na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões de anos-luz da Terra.

Quinto de Stephan - NASA, ESA, CSA, e STScI - NASA, ESA, CSA, e STScI
12.jul.2022: Quinteto de Stephan: grupo de cinco galáxias que fica na constelação de Pegasus, a cerca de 290 milhões anos-luz da Terra; imagem foi capturada pelo James Webb
Imagem: NASA, ESA, CSA, e STScI

Esta é a maior imagem já feita do grupo de galáxias, que conta com 150 milhões de pixels. Ela mostra milhões de estrelas recém-formadas, além de caudas de gás e poeira sendo puxadas de várias galáxias, devido a interações gravitacionais.

Embora chamadas de "quinteto", somente quatro delas estão próximas entre si. A quinta, chamada NGC 7320 (mais a esquerda na foto), está muito mais distante do conjunto — e mais próxima da Terra. São "apenas" 40 milhões de anos-luz daqui. Já as outras, (NGC 7317, NGC 7318A, NGC 7318B e NGC 7319), a pernada é um pouquinho mais longa — 290 milhões de anos luz.

De acordo com a agência, esta imagem permitirá o estudo de fusões e interações entre galáxias, o que pode explicar a formação de sistemas planetares e outras estrelas.

Nebulosa Carina

12.jul.2022: Carina Nebulosa; uma das imagens inéditas feitas pelo telescópio James Webb e divulgadas pelo Nasa - NASA, ESA, CSA e STScI - NASA, ESA, CSA e STScI
12.jul.2022: Nebulosa Carina; uma das imagens inéditas feitas pelo telescópio James Webb e divulgadas pelo Nasa
Imagem: NASA, ESA, CSA e STScI

É uma da nebulosas (nuvem de poeira espacial onde estrelas são formadas) mais brilhantes do céu. Nesta nebulosa ficam estrelas várias vezes maior que o Sol.

A imagem mostra centenas de estrelas nunca vistas antes. "Vemos algumas bolhas e jatos de estrelas recém-criadas. E temos também estruturas que nem conhecemos ainda", disse Amber Straughn, astrofísica da Nasa, durante apresentação da imagem.

O cenário, que parece uma cadeia de "montanhas" e "vales" repletos de estrelas, na verdade são a ponta de uma região de formação de estrelas, chamada NGC 3324. Esta é a primeira vez que registros invisíveis de áreas onde estrelas nascem são capturados por infravermelho.

WASP-96B (espectro)

Espectro do exoplaneta WASP-96B ajudará astronomos a entendere composição de exoplaneta - NASA, ESA, CSA e STScI - NASA, ESA, CSA e STScI
Imagem: NASA, ESA, CSA e STScI

O James Webb fez um registro do espectro do exoplaneta (planeta que fica fora do sistema solar) WASP-96B. Até onde se sabe, ele é composto de gás e fica a 1.150 anos-luz da Terra.

Com os dados de espectro, astrônomos podem ter detalhes da luz emitida em determinados comprimentos de onda. Na prática, isso ajudará a revelar detalhes da composição química e formação do gigante de gás.

Por ora, se sabe que o WASP-96B é um gigante gasoso quente, e que o telescópio conseguiu detectar vapor d'água no exoplaneta

A observação, que revela a presença de moléculas de gás específicas com base em pequenas diminuições no brilho de cores precisas da luz, é a mais detalhada de seu tipo até hoje, demonstrando a capacidade sem precedentes do Webb de analisar atmosferas a centenas de anos-luz de distância.

O sucessor do Hubble

Desenvolvido há décadas e lançado em dezembro de 2021, o telescópio espacial James Webb faz parte de um esforço da Nasa, da Esa (Agência Espacial Europeia) e CSA (Agência Espacial Canadense).

Apesar de estar no espaço há pouco mais de seis meses, ele primeiro teve que chegar ao ponto Lagrange L2 (a 1,5 milhão de km da Terra) e passar por uma série de operações de calibragem até começar a fazer as primeiras observações.

Até o momento, o consórcio de países responsável pelo James Webb apenas divulgou imagens de calibragem, testes ou "spoilers" do que vem por aí, mostrando o nível de definição do telescópio comparado com outros observatórios espaciais.

Como é praxe em sistemas espaciais envolvendo diversas agências espaciais, há um mecanismo de competição entre astrônomos ligados a esses órgãos para a escolha de pontos de observação.

O James Webb é considerado o melhor observatório espacial já feito, e é uma espécie de sucessor do telescópio Hubble. Espera-se que com ele seja possível resolver mistérios da origem de nosso sistema solar, observar mundos distantes em volta de outras estrelas e verificar as estruturas e origens de nosso Universo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado, a nebulosa planetária não é o local onde são formados novos planetas. Além disso, o nome do Quinteto de Stephen estava errado. Erros já foram consertados.