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Venda de celulares 5G cresce 230% puxada por modelos mais baratos

Segundo consultoria GFK, média de preço de celulares 5G caiu com lançamento de modelos mais acessíveis - Frederik Lipfert/Unsplash
Segundo consultoria GFK, média de preço de celulares 5G caiu com lançamento de modelos mais acessíveis Imagem: Frederik Lipfert/Unsplash

De Tilt, em São Paulo

10/07/2022 15h04Atualizada em 11/07/2022 15h13

Brasília foi o primeiro lugar a receber conexão 5G "pura" no Brasil, e aos poucos os consumidores já estão aderindo a celulares compatíveis com a tecnologia. Segundo a consultoria de mercado GFK, houve um crescimento de 230% na venda de telefones com a nova geração de internet móvel entre janeiro e maio de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com a companhia, o principal fato para o aumento das vendas foi a disponibilização de celulares mais acessíveis.

5G é a quinta geração de tecnologia de internet móvel. Uma das grandes vantagens dela é a velocidade - que pode chegar na casa dos gigabits por segundo; fazendo que para baixar um filme leve poucos minutos - e baixa latência (o tempo de resposta entre um comando feito e sua execução).

Para exemplificar a baixa de preço, a GFK diz que no 1º semestre de 2021 o preço médio de um celular 5G era de R$ 5.350 - na época, havia predominantemente smartphones top de linha com a tecnologia embarcada.

Durante o 2º semestre de 2021, especificamente durante a Black Friday (em novembro de 2021), já era possível achar celulares 5G com preços entre R$ 1.700 e R$ 2.500, a maioria de gama intermediária. Portanto, praticamente a metade do valor do início do ano, fazendo com que os resultados de venda nos cinco primeiros deste ano fossem muito maiores que no mesmo período de 2021.

Na época, marcas como Samsung, Motorola, Realme e Xiaomi passaram a lançar mais smartphones de gama intermediária.

"Com a ampliação do portfólio das marcas, os preços passaram a caber mais no bolso do brasileiro", afirma Felipe Mendes, diretor-geral da GFK para América Latina, em comunicado de imprensa.

Segundo Mendes, este processo de "popularização" de uma tecnologia segue uma lógica comum no mercado. Num primeiro momento, novas tecnologias chegam para eletrônicos com preços mais altos, "atingindo amantes da tecnologia". Após um tempo, "há uma democratização do produto".