Topo

Como usar o NGL, que permite receber perguntas anônimas no Instagram

Getty Images
Imagem: Getty Images

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

06/07/2022 12h25

Um aplicativo chamado NGL tem feito sucesso nas últimas semanas. Com ele é possível enviar e receber mensagens anônimas no Instagram.

NGL é a sigla da expressão "Not Gonna Lie", que significa "não vou mentir", na tradução literal. Caso você se depare com Stories no Instagram destacando caixinhas de perguntas com fundo degrade em uma mistura de rosa e laranja, é bem provável que a pessoa está usando o app.

Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre a plataforma.

Quando o NGL surgiu?

De acordo com o site da plataforma, ele foi lançado em 7 de novembro de 2021 nos Estados Unidos.

Quais dados o aplicativo coleta de você?

Segundo a política de privacidade do NGL, informada em seu site, os tipos de dados coletados de quem o utiliza podem ser:

  • endereço do protocolo de Internet do dispositivo (por exemplo, endereço IP)
  • tipo de navegador
  • as páginas de Serviço do aplicativo que a pessoa visita,
  • a hora e a data da visita
  • o tempo gasto nessas páginas,
  • identificadores exclusivos de dispositivo e outros dados de diagnóstico.

"Podemos compartilhar suas informações com nossos parceiros de negócios para oferecer a você determinados produtos, serviços ou promoções", diz a empresa.

Como receber e enviar mensagens anônimas?

Como usar o NGL, que permite receber mensagens anônimas no Instagram - Reprodução/NGL - Reprodução/NGL
Imagem: Reprodução/NGL

Primeiramente você deve baixar o aplicativo, que está disponível nas lojas de app de Android e iOS (iPhone).

Basta procurar no NGL — anonymous q&a. Até o fechamento desse texto, mais de 10 milhões de pessoas já fizeram o download.

Assim que abrir o aplicativo, você deve informar o seu nome de usuário no Instagram. Não é preciso informar nenhuma senha.

Sua conta no NGL será criada e associada ao perfil na rede social de origem — sua foto irá aparecer neste momento —, e o app apresentará um link personalizado. É através dele que as pessoas poderão enviar mensagens anônimas para você.

"No momento, permitimos apenas 1 contagem de NGL. Se você excluir sua conta ou remover o aplicativo do seu telefone, perderá suas mensagens", explica a empresa.

Você deve então copiar esse link e ir para o segundo passo, seguindo o tutorial apresentado. Neste momento, o app ensina a utilizar o novo recurso de compartilhamento de link nos Stories do Instagram.

Ao dar OK em todas as fases do tutorial, o aplicativo irá direcionar para os Stories com uma arte pronta e a mensagem "send me anonymous messages!" (envie-me mensagens anônimas).

Basta você adicionar o link copiado e compartilhar para que as pessoas consigam enviar o que quiserem sem que você saiba quem elas são. As mensagens ficam dentro do inbox do aplicativo. Elas podem ser respondidas ou não.

Também é possível inserir o link na parte da bio (biografia) da sua conta no Instagram. É só ir em:

  • "Editar perfil"
  • Entrar no campo "site"
  • Colocar o link que o NGL te enviou e selecionar "Concluir".

Anônimo, mas não sempre

Se você é muito curioso, saiba que é possível "quebrar" o anonimato.

O NGL tem um recurso que permite pagar US$ 9,99 (R$ 54, na cotação atual) para saber quem enviou a pergunta. Vale gastar esse dinheiro?

Bullying e assédio

Segundo o site life hacker, o recurso de enviar mensagens anônimas a alguém não é novo e chegou ao Instagram após o Snapchat suspender os apps Yolo e LMK no ano passado.

A suspensão se deu após a mãe de um adolescente processar as empresas depois que seu filho se suicidou depois de receber provocações anônimas na plataforma.

Sendo assim, existe uma grande preocupação de que plataformas do tipo potencialize a disseminação de conteúdos inapropriados, assédio e bullying.

O NGL afirma que vai evitar esse tipo de mensagem. Segundo o app, uma moderação é feita a partir de inteligência artificial (IA), que seria capaz de barrar linguagem imprópria e bullying.

A empresa também afirma que o algoritmo pode detectar o significado semântico dos emojis.

No entanto, reportagem da NBC News afirma que algumas frases acabam passando pela IA, como "todos te odeiam" ou ainda expressões que podem ser ofensivas como "feio" e "gordo".

Como denunciar abuso no NGL?

Toque no botão denunciar da plataforma. "A partir daí, você pode bloquear o remetente ou enviar um email para nossa equipe de segurança para obter ajuda adicional", explica a empresa.