Topo

'Legalizaram o vácuo'? Reações com emojis no WhatsApp viram piadas

Getty Images
Imagem: Getty Images

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

12/05/2022 12h15

O WhatsApp liberou no início do mês a possibilidade de usar emojis para reagir a uma mensagem recebida. Por enquanto, são seis opções: polegar para cima, coração, chorando de rir, surpresa, tristeza, obrigado —que alguns usam como amém.

A novidade começou a funcionar de modo gradativo aqui no Brasil e, desde então, a mudança tem marcado presença entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Nos últimos dias, internautas viralizaram dizendo que a partir de agora o "vácuo" foi legalizado de vez no app de mensagens.

No lugar das respostas em grupos e individuais, a pessoa pode simplesmente usar o símbolo do polegar para cima e nunca mais voltar na conversa.

Como as reações funcionam?

As reações estão disponíveis tanto para o celular como no WhatsApp Web. Para os smartphones, basta tocar na mensagem que você deseja reagir e escolher o emoji que representa sua reação.

Já no computador, você deve passar o mouse sobre a mensagem, clicar no rostinho que aparece ao lado direito e escolher o emoji para reagir.

É bom lembrar que esse tipo de recurso com emojis não é tão novidade assim, já que apps rivais do WhatsApp como iMessage, Telegram, Twitter, Instagram e Facebook Messenger já a possuíam — com exceção ao emoji obrigado.