Topo

Instagram vai começar testes com NFT nesta semana; confira como funcionará

Instagram fará testes com NFTs - Divulgação/Meta
Instagram fará testes com NFTs Imagem: Divulgação/Meta

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

10/05/2022 12h58

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, garantiu que os NFTs (ativos digitais com registro de autenticidade) vão entrar de vez na rede social. A empresa iniciará testes nesta semana com um pequeno grupo de usuário, que conseguirão postar conteúdos NFT nos stories, feed ou enviar por mensagens.

Ganhando destaque desde 2020, esses ativos digitais são oficialmente chamados de tokens não fungíveis. Eles podem ser desde uma imagem, um gif, até mesmo alguma palavra online. O seu valor está associado à sua propriedade única. Quem adquire um NFT se torna proprietário do arquivo.

Como vai funcionar no Instagram

De acordo com Mosseri, não será cobrada nenhuma taxa extra associada à postagem ou ao item colecionável na rede social. O objetivo é começar como algo menor, especialmente para a plataforma compreender como está sendo a receptividade e o uso disso.

Os detalhes de cada um dos NFTs serão exibidos na rede social quase da mesma maneira ocorre no formato das lojas, aparecendo o produto, o nome do criador e, no caso, seu proprietário.

No vídeo em que detalha a novidade, o chefe da rede social ainda destaca que a empresa quer aprender e colocar ainda mais tecnologias disponíveis, contudo, como é uma plataforma centralizada, é preciso ter uma certa calma para lidar com as adições.

O coro foi completado pelo presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg. Além do Instagram, ele também confirmou que a empresa já vem testando uma funcionalidade similar no Facebook. O lançamento das duas aconteceria em breve.

Estamos começando a criar NFTs não apenas em nosso metaverso e no Reality Labs [local de pesquisa da Meta para criação de novas funcionalidades], mas também em nossa família de aplicativos. Mark Zuckerberg.

O CEO e criador do Facebook ainda afirmou que os NFTs tridimensionais também estão em foco, sendo estudados. Isso seria em conjunto com o Spark AR, site de realidade aumentada e filtros para o Instagram.

A Meta ainda não deu uma data para quando o serviço será lançado oficialmente.

De acordo com o site de notícias especializado em bitcoins CoinDesk, as blockchains (tecnologia de armazenamento e processamento de dados) selecionadas para para realizar transações dos NFTs são: Ethereum (ETH), Polygon (MATIC), Solana (SOL) e Flow (FLOW).

NFT é aceito em outras redes sociais?

Ainda há um processo em curso para uso dos NFTs nas redes sociais, porém o Twitter foi a primeira grande plataforma a aderir, em janeiro deste ano.

Eles podem ser utilizados como fotos de perfil em forma de um hexágono e são pagas para publicação — diferente do que está sendo desenvolvido pela Meta, inicialmente.

O recurso foi liberado especialmente para usuários do serviço Blue da rede. Apesar disso, o Twitter liberou o download dos tokens para utilização em outros dispositivos. A possibilidade de baixar é um tema de extenso debate, já que estamos falando de dispositivos que foram comprados e existem apenas no mundo digital.