Topo

Android 13: análise do código sugere fim do cartão SIM; veja mais mudanças

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ana Paula Coelho

Colaboração para Tilt

05/04/2022 12h15

Faltando poucos meses para o lançamento, rumores sobre o novo Android 13 prometem grandes mudanças nos dispositivos. O site Esper, focado em desenvolvedores, analisou as recentes atualizações nos códigos e aponta que o sistema operacional do Google poderá acabar de vez com os cartões SIM, substituindo pelo eSIM (sua versão digital).

A análise, que foi corroborada por outros veículos tradicionais como TechRadar, marcaria uma nova era para os celulares e para as operadoras. Nesta nova versão, o eSIM permitirá múltiplos perfis - ou seja, você poderá ter números de diveras operadoras.

Alternar ligações com cada um deles vai ser bem mais rápido e fácil. Hoje, também é possível fazer isso, mas apenas em celulares "dual chip". É preciso ter dois chips físicos diferentes inseridos naquela bandejinha lateral. (Aliás, com o eSIM, é muito possível que a bandeja seja eliminada totalmente do design dos aparelhos, economizando espaço.)

A tecnologia que dá suporte ao eSIM foi patenteada em 2020 pelo Google, mas só agora deve ser aplicada em larga escala.

O que mais esperar do novo Android 13

Além dos rumores, já há alguns novos recursos confirmados pelo Google no novo sistema operacional:

  • Permissões para notificação: Agora deverão ser solicitadas por cada aplicativo. Isso facilita a vida de quem não aguenta mais notificações inúteis.
  • Barra de busca: Agora vai ser posicionada na parte inferior da tela. A funcionalidade foi expandida: será possível fazer buscas por arquivos dentro dos aplicativos e grupos de conversa (além da tradicional busca no Google).
  • Alerta de Consumo: O aviso sobre aplicativos rodando em segundo plano, consumindo bateria do aparelho, será mais direto e menos frequente. Depois que surgir na tela, só aparecerá novamente depois de 24 horas.
  • Bluetooth mais econômico: O aparelho consumirá menos bateria quando estiver conectado em modo Bluetooth a outros celulares. Isso porque o novo sistema operacional utiliza o Low Complexity Communications Codec (LC3), que tem capacidade de transmitir taxas de bits mais baixas sem perder qualidade.

Mais informações sobre o novo sistema operacional Android 13 devem ser reveladas em maio, durante evento tecnológico da Google, o "I/O 2022", no dia 11 de maio.

* Com informações de Esper, Tom's Guild e texto de Leticia Marques