Topo

Android 13 vai dedurar 'comedores de bateria'; veja 4 mudanças no sistema

Apps deverão pedir permissão para enviar notificação no Android 13 - Google
Apps deverão pedir permissão para enviar notificação no Android 13 Imagem: Google

Leticia Marques

Colaboração para Tilt, em São Paulo

18/03/2022 15h27

O Google liberou a segunda prévia da versão de testes do Android 13, próxima grande atualização para o sistema operacional de celular mais usado no mundo. Chamado Developer Preview 2, a nova versão trouxe uma diversas funcionalidades e inovações que devem chegar nos próximos meses ao sistema.

Na primeira prévia, lançada em fevereiro, opções de temas e um seletor de fotos em todo o sistema foram as novidades, mas a segunda leva trouxe muito mais para quem é apaixonado por Android. Veja a seguir o que esperar da atualização.

Permissões para notificações

Todos os aplicativos terão que pedir permissão para enviar notificações, algo que já existe no iOS, mas que é novidade para o sistema do Google. Ou seja, todo aplicativo que for adaptado para o Android 13 precisará, obrigatoriamente, pedir permissão para acionar os alertas.

Bluetooth econômico

A nova versão do Android vai gastar menos energia da bateria ao conectar-se com fones de ouvido ou caixas de som sem fio. O sistema vai ganhar suporte ao padrão Bluetooth LE (Low Energy) Audio.

O novo Android utiliza um codec de áudio que se chama Low Complexity Communications Codec (LC3), que transmite taxas de bits mais baixas sem perder qualidade, gerando um consumo de energia menor e fazendo com que sua bateria dure mais tempo.

Barra de busca

A barra de busca do Google também vai mudar. Ao abrir a gaveta de apps, a barra agora vai ficar na parte inferior da tela, mais fácil de acessar em celulares de telas grandes.

Além disso, a barra de busca não vai mais só fazer pesquisas no Google ou procurar aplicativos, mas também vai localizar informações e arquivos dentro dos apps ou grupos.

Alerta de consumo

O novo Android 13 também vai alertar quando algum aplicativo que estiver em segundo plano e com pouca frequência de uso, estiver consumindo demais a bateria, para que você possa fechá-lo e fazer com que o aparelho dure mais tempo carregado.

Esse recurso já existe no Android há anos, mas antes alertava sobre qualquer aplicativo — até aqueles que você acabou de usar —, e aparecia toda hora. Agora a notificação será mais direcionada e não será tão frequente: uma vez que surgir na tela, ela só aparecerá de novo depois de 24 horas.

Mais novidades só em maio

O Google I/O, tradicional evento da empresa em que novas versões do Android são formalmente anunciadas, será realizado este ano em 11 de maio. Mais informações sobre o Android 13, como data de lançamento, portanto, só lá.

O evento deste ano será transmitido ao vivo pela internet, mas terá um público limitado presencialmente.