Topo

Após ordem de bloqueio do Telegram, veja alternativas ao app de mensagem

Telegram - Ivan Radic/Flickr
Telegram Imagem: Ivan Radic/Flickr

De Tilt, em São Paulo

18/03/2022 17h20

O Telegram deve ser bloqueado no Brasil, de acordo com decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi oficializada nesta sexta-feira (18) após pedido da Polícia Federal (PF), que diz que o app não coopera com investigações.

O aplicativo ainda está em funcionamento e é importante ressaltar que o bloqueio não é imediato. Operadoras de telefonia estão sendo notificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que a ordem de suspensão seja feita. O ministro também determinou que Apple e Google removam o programa de suas respectivas lojas de aplicativos. Contudo, é possível que o programa continue funcionando por um tempo.

Em toco caso, se você já quer se antecipar ao possível bloqueio, saiba que existem plataformas alternativas. Confira:

Signal

O Signal é um dos aplicativos que têm crescido entre os brasileiros. Dados da consultoria Sensor Tower, que monitora downloads nas principais lojas de apps, apontou que no ano passado o crescimento percentual da plataforma foi de 1.192% na comparação anual, chegando a 64,6 milhões — o Telegram registrou 98% na comparação ano a ano, com mais de 161 milhões de downloads.

Signal - Reprodução/Signal - Reprodução/Signal
Imagem: Reprodução/Signal

Além de ser criptografado de ponta a ponta, tem código aberto, o que permite que o sistema de segurança seja testado por auditorias externas e independentes. Outro ponto interessante é que ele tem uma configuração que, quando ativada, apaga o conteúdo das mensagens automaticamente após a leitura. Também é possível iniciar uma conversa sem que seja necessário adicionar o contato. Para isso, basta fazer uma busca pelo número de telefone.

O bom e velho WhatsApp

Whatsapp - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

É o aplicativo de troca de mensagens mais usado no país e tem criptografia de ponta a ponta — uma camada a mais de segurança e privacidade das conversas trocadas.

Sua praticidade está no fato de que permite fazer chamadas telefônicas ou em vídeo, além das mensagens em textos e áudios.

Skype

Um dos apps de mensagens mais antigos. O Skype é mais usado no mundo empresarial e educacional e uma das melhores opções para chamadas de vídeo. Também é bom para ligações em áudio, oferecendo a opção de criar um número internacional, como um telefone. Funciona bem para mensagens comuns de texto, mas carece de recursos mais avançados para elas.

Viber

É outro aplicativo de mensagens popular. Na loja de apps do Google, por exemplo, ele tem mais de 15 milhões de dowloads. O Viber é similar ao Skype, oferecendo chamadas de áudio e vídeo gratuitas e ligações internacionais para números de telefone (com tarifas). Para as mensagens de texto, a experiência lembra a do WhatsApp. Tem alguns diferenciais, como games e a possibilidade de ser instalado em mais de um aparelho com a mesma conta.

Dicas de segurança

Seja qual for a sua escolha, veja dicas importantes para garantir a sua privacidade:

  1. Verifique nas configurações do app se a criptografia já está habilitada automaticamente para todos os tipos de conversa. Se houver a opção, utilize os chats secretos ou conversas privadas;
  2. Mantenha o aplicativo e o sistema operacional sempre atualizados;
  3. Tenha um antivírus instalado no seu aparelho;
  4. Evite clicar em links desconhecidos ou que não pareçam confiáveis;
  5. Apague periodicamente o histórico das conversas. Mensagens com históricos grandes podem ser um prato cheio na mão de pessoas mal-intencionadas que tenham acesso a seu aparelho;
  6. Habilite a autenticação de dois fatores, que força o usuário a colocar uma senha extra e personalizada para confirmar o uso de seu perfil no app.

*Com matéria de Marcos Bonfim e Marcelle Souza, em colaboração para Tilt