Topo

Quer seu nome passeando pela órbita da Lua? A Nasa dará um jeito; veja como

Arte com astronautas explorando a Lua, site do projeto Artemis - Nasa
Arte com astronautas explorando a Lua, site do projeto Artemis Imagem: Nasa

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

04/03/2022 09h32

Leve seu nome para passear pela órbita da Lua. Essa é a proposta da Nasa para incluir os terráqueos na sua nova missão espacial Artemis I. O site oficial da agência aeroespacial norte-americana permite gerar um cartão de embarque virtual, deixando a experiência ainda mais imersiva. E o melhor: o cadastro é totalmente gratuito e pode ser feito por usuários de todo o mundo, inclusive no Brasil.

O lançamento de teste da Artemis I promete ser pioneiro e abrir caminhos para fazer história. A Nasa publicou que os planos da Fase 1 da Missão Artemis incluem pousar a primeira mulher e pessoa negra na superfície lunar nas decolagens futuras.

O desafio da agência aeroespacial é acelerar o processo de exploração do espaço e enviar humanos para nosso satélite natural, acontecimento que não se repetiu desde a última missão Apollo em 1972.

Apresentação do convite da Nasa - Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa - Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa
Apresentação do convite da Nasa
Imagem: Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa

Mas, por enquanto, só se pode chegar pertinho do solo da Lua virtualmente mesmo. Os nomes e sobrenomes de todos os interessados em "participar" da missão serão levados para o espaço em um pendrive a bordo da espaçonave. A Artemis I será o primeiro teste de voo sem tripulação do foguete Space Launch System e da nave Orion.

A Nasa chegou a publicar no Twitter uma chamada para a participação de pessoas de todo o globo.

"Estamos nos preparando para #Artemis I - e queremos levar você conosco. Adicione seu nome à próxima missão e ele voará a bordo do @NASA_Orion nave espacial que orbitará a Lua", dizia o post na rede social (em tradução livre).

O tíquete personalizado gerado pelo site mostra o nome do "tripulante", com o selo oficial da Nasa. Ainda inclui informações de decolagem, indicando a base do Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos. O destino é certo: a órbita da Lua com "embarque" na nave espacial Orion.

Ticket para levar o nome ao espaço na Missão Ártemis - Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa - Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa
Ticket para levar o nome ao espaço na Missão Ártemis
Imagem: Reprodução/Bárbara Mannara/Nasa

O cartão de embarque oferece inclusive um código QR. Com a leitura, o usuário é levado para um site de cadastro para ser um "convidado virtual". Com isso, ele receberá mais detalhes sobre as missões e poderá acompanhar os lançamentos. A ideia é incluir o público para participar de forma mais ativa no projeto.

Como enviar seu nome?

Para quem deseja enviar o nome para a missão, o procedimento é bem simples.

  1. Acesse o site oficial da missão.
  2. Faça o cadastro no site usando o nome e sobrenome de preferência. Adicione um código PIN de acesso. Confirme em "Submit".
  3. Aguarde a geração do cartão de embarque para a Artemis I
  4. Basta clicar na imagem do cartão de embarque para fazer o download.
Tela de cadastro de nome para operação espacial - Reprodução/Bárbara Mannara/Tilt - Reprodução/Bárbara Mannara/Tilt
Tela de cadastro de nome para operação espacial
Imagem: Reprodução/Bárbara Mannara/Tilt

Ao infinito e além

A Artemis I será a primeira de uma série de missões que tem como foco marcar presença da vida humana na Lua. As viagens espaciais devem acontecer ao longo das próximas décadas. Nesse início, a decolagem não tripulada vai contar com a espaçonave Orion, o foguete Space Launch System (SLS) e os sistemas terrestres do Kennedy Space Center em Cabo Canaveral, na Flórida.

A nave viajará a 280 mil milhas (cerca de 450.616 km) da Terra e a missão deve durar entre quatro a seis semanas até retornar em pouso planejado para o nosso planeta azul.

Por onde seu nome vai passar?

Para quem está curioso sobre os locais em que seu nome deve passar pelo espaço profundo, a Nasa informa o percurso em um mapa completo. A nave Orion vai cruzar os cinturões de radiação de Van Allen, passará pela constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e acima dos satélites de comunicação na órbita da Terra. O destino final: a Lua.

A viagem de ida levará vários dias e a Orion voará cerca de 62 milhas (100 km) acima da superfície lunar. A espaçonave permanecerá nessa órbita por aproximadamente seis dias, para coletar dados.

Não é a primeira vez

A Nasa costuma fazer ações desse tipo, que permitem enviar o nome para algum lugar do espaço. Isso acontece para engajar pessoas do mundo todo a participar no tema da missão espacial.

Rota da espaçonave Artemis durante operação da Nasa - Bárbara Mannara/Reprodução/Nasa - Bárbara Mannara/Reprodução/Nasa
Rota da espaçonave Artemis durante operação da Nasa
Imagem: Bárbara Mannara/Reprodução/Nasa

E saiba que seu nome pode até ir para Marte. A Nasa oferece o site oficial "Mars", que permite fazer a "reserva" do nome para enviar na próxima viagem rumo ao planeta vermelho.

A plataforma também gera um cartão de embarque "autenticado" pela Nasa. A previsão da próxima decolagem para Marte está marcada para julho de 2026. O lançamento será feito do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, com destino à Cratera Jazero, no Planeta Marte.