PUBLICIDADE
Topo

Fim da linha: Galaxy Note está oficialmente cancelado, diz Samsung

Galaxy Note 20 foi o último modelo da linha, lançado no fim de 2020 - Divulgação/Samsung
Galaxy Note 20 foi o último modelo da linha, lançado no fim de 2020 Imagem: Divulgação/Samsung

Nicole D’Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

11/02/2022 14h18

Agora é para valer: a Samsung decidiu descontinuar de vez a linha de celulares Galaxy Note. Com o sucesso do Galaxy Z Fold 3 e a chegada do Galaxy S22 Ultra para substituir a linha de telas grandes com suporte a caneta, a empresa não vê mais motivo para continuar com o Note.

"No curto prazo, nossa operação se concentrará em uma estratégia de duas vias: a principal série S, no primeiro semestre do ano, e a inovadora linha dobrável no segundo semestre", disse TM Roh, que assumiu o cargo de chefe da divisão móvel da Samsung há dois anos, à Bloomberg.

No ano passado, a sul-coreana já havia dado a primeira pista de que não haveria mais a linha Note quando afirmou que não lançaria o Galaxy Note 21, sucessor do Note 20 de 2020. Além disso, a empresa fez com que o Galaxy S21 Ultra passasse a ter suporte à caneta S Pen, que antes era exclusiva do Note. Contudo, a caneta não vinha integrada com o celular.

Outro aparelho que também ganhou suporte para a S Pen foi o dobrável Galaxy Z Fold 3. Porém, assim como S21 Ultra, ele não conta com gaveta para o acessórios, que é vendido separadamente.

Entretanto, o novo lançamento da marca, o Galaxy S22 Ultra, revelado na última quarta-feira (9), vem acompanhado da S Pen, recriando a experiência clássica da linha Note —com tela grande e caneta inclusa.

Estratégia dando certo

A nova estratégia da Samsung para os celulares parece estar funcionando. Roh contou à Bloomberg que a demanda inicial de operadoras e varejistas pela linha Galaxy S22 aumentou percentualmente em dois dígitos em relação ao ano passado, no lançamento da linha S21.

As vendas dos aparelhos dobráveis também tiveram crescimento em 2021. Com isso, a empresa planeja adicionar um ou dois novos formatos à linha nos próximos três anos, revelou o executivo.

Com o cancelamento da série Note, a Samsung planeja também incluir suporte à S Pen em outros modelos, além de apostar nos dobráveis premium contra a Apple. "Vamos manter essa estratégia até que haja outro grande avanço, e estamos trabalhando duro para que isso aconteça", conta Roh.