Topo

Bug raro em celular Android impediu homem de ligar 911 para socorrer a avó

Google Pixel 3 impediu homem de ligar para o 911 e socorrer a avó; na foto, as novas versões do celular, Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro - Divulgação/Google
Google Pixel 3 impediu homem de ligar para o 911 e socorrer a avó; na foto, as novas versões do celular, Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro Imagem: Divulgação/Google

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/12/2021 11h15

Uma falha que impediu um homem de ligar de seu celular Android para o número de emergência 911, dos Estados Unidos, virou notícia nas últimas semanas. Isso aconteceu porque o aplicativo Microsoft Teams foi capaz de acionar um bug no smartphone. O erro já foi resolvido, basta atualizar o app do programa, de acordo com informações do site especializado Android Police.

O problema foi revelado após o comentário de um internauta no Reddit, maior comunidade de fórum dos EUA, no dia 29 de novembro, pedindo explicações ao Google. Em uma situação real de emergência, quando sua avó precisava de socorro com sintomas de AVC, ele não conseguiu ligar para o 911, de seu aparelho Pixel 3, e atribuiu o problema ao smartphone.

De acordo com o usuário KitchenPicture5849, a chamada "travou imediatamente após um toque" e depois disso o celular congelou: "Não era possível fazer nada além de clicar em aplicativos com uma chamada de emergência em execução em segundo plano".

Cinco minutos depois, não havia qualquer resposta ou registro de uma chamada para o 911, nem no aparelho nem na operadora (Verizon).

O Google, no dia 8 de dezembro, explicou que a falha foi causada por uma interação inesperada, não intencional, entre o sistema operacional Android e o aplicativo Teams. A recomendação inicial foi para todos os usuários de Android 10 ou acima desinstalarem o app de chamada de vídeos da Microsoft.

Aparentemente, poucos internautas foram afetados e este foi o único registro público de uma consequência prática do bug. Ele só acontecia se a pessoa não estivesse logada no Teams.

Basicamente, a cada vez que o app era aberto ou o celular reiniciado, era gerada uma instância duplicada da função que possibilita aos apps fazer e receber chamadas, chamada PhoneAccount.

Agora, uma atualização do Teams (versão 1416/1.0.0.2021194504) já está disponível para todos na Play Store, resolvendo o problema, de acordo com Mishaal Rahman, editor técnico sênior da plataforma Esper.io, voltada para desenvolvimento de soluções Android.

E para quem ficou curioso com o final da história, o homem conseguiu fazer a ligação da linha fixa de sua avó; ela foi socorrida e passa bem.

*Com informações dos sites The Verge