Topo

O que é o Reddit, site dos EUA que foi palco de guerra de ações da Bolsa

Página r/wallstreetbets, do site de fóruns Reddit - Reprodução
Página r/wallstreetbets, do site de fóruns Reddit Imagem: Reprodução

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

01/02/2021 15h21

Ficou sabendo do curioso caso da GameStop? Na semana passada, o preço das ações da rede de lojas de games subiu de forma impressionante por causa de compras coordenadas por usuários do site Reddit, maior comunidade de fóruns dos EUA, fundado em 2005 por Steve Huffman e Alexis Ohanian.

Em suas páginas, usuários podem debater diversos tipos de tópicos, como ciência, política, notícias, variedades, filmes, games, músicas, livros e esportes. Atualmente, a rede conta com mais de 52 milhões de pessoas por dia, mais de 100 mil comunidades e mais de 50 bilhões de visualizações de página por mês.

As comunidades são abertas e todos podem interagir, comentar e principalmente votar. É pelo voto que os conteúdos postados no Reddit se tornam menos ou mais importantes. Geralmente links, vídeos e fotos do momento ganham destaque dentro dos fóruns.

O que são subreddits?

Todo assunto dentro do Reddit é dividido em comunidades (ou subreddits). Cada comunidade tem a sua própria página, seu assunto de interesse, seus usuários e os moderadores. Foi na r/wallstreetbets, subreddit sobre apostas na bolsa de valores de Nova York, que as pessoas se uniram para valorizar as ações da empresa GameStop.

Outra comunidade em alta é a r/marvelstudios, que tem discutido as principais referências e teorias sobre a série "WandaVision", em exibição no serviço de streaming Disney+. Tem também a r/explainlikeimfive, com mais de 19 milhões de cadastrados. A comunidade trata sobre os mais diversos assuntos complexos explicados, como diz o nome, de uma maneira que até uma criança de cinco anos consegue entender.

Estes são apenas três exemplos, mas há subreddits de tecnologia, jogos, religião, política, humor e muito mais. A maioria das comunidades está em inglês, mas também é possível encontrar conteúdo em outras línguas, como português.

Alguns exemplos são as comunidades r/coronabr, que debate as últimas informações e os últimos dados sobre a pandemia em nosso país; r/futebol, uma comunidade sobre o esporte mais popular entre os brasileiros; r/investimentos, que debate educação financeira; e r/brasil, um subreddit sobre assuntos gerais sobre o Brasil, com direito a posts de desabafo e bate-papo.

Como o Reddit agitou a Bolsa?

Para quem conheceu o site agora, vale informar que o Reddit é um dos maiores caldeirões da cultura da internet. Apesar de haver inscritos de todos os perfis, muitos deles seguem inclinações contra o "status quo", isto é, as grandes instituições e donos do poder. O alvo da vez foram os grandes fundos de investidores.

Pequenos investidores do r/wallstreetbets articularam uma compra em massa de ações da GameStop. E por quê? Por saberem que grandes fundos de investimentos pegavam emprestado ações de uma empresa "na pior" (caso da GameStop) para vendê-la por um preço. Ao devolver a ação depois de um tempo, compravam-na de volta por um valor mais baixo ainda, lucrando no processo.

O pessoal do Reddit não achava isso justo —afinal, os grandes investidores aproveitam-se da má fase de uma empresa na Bolsa para faturar com isso.

Então, em um movimento antielite meio que de brincadeira, os pequenos investidores do fórum começaram a comprar ações não só da GameStop, mas de outras empresas "antigas que já foram maiores", como as fabricantes de celulares Blackberry e Nokia e a rede de cinemas AMC —esta última, assim como a GameStop, se prejudicou com tudo fechado em 2020, por causa da covid. Muitos dos investidores usaram o app de investimentos Robinhood para realizar essa operação na Bolsa.

Ao comprar muitas ações dessas empresas em questão de dias, o valor delas subiu horrores, preocupando os grandes fundos que dependiam da baixa oferta por aquelas ações. Muitos deles perderam milhões de dólares no processo. Isso não deve salvar a GameStop e afins do prejuízo que vêm acumulando nos últimos anos, mas o objetivo de "trollar" os bilionários de Wall Street foi alcançado.

E o que significa Reddit?

O nome do site vem da pronúncia de "read it", que significa "Leia" em português. No entanto, participantes da rede social apontaram, mais de dez anos atrás, uma coincidência não intencional: reddit em latim significa, entre outras possibilidades, "submeter algo à aprovação da comunidade".

Huffman e Ohanian, fundadores do Reddit, se conheceram na Universidade de Virgínia. Em 2006, o site foi adquirido pela Condé Nast, um dos maiores conglomerados de mídia dos Estados Unidos.