PUBLICIDADE
Topo

Aesthetic girl: compare estilos para jovens nascidas no mundo online

Soft girl x e-girl: veja os principais estilos da trend aesthetic girl - Reprodução/Instagram
Soft girl x e-girl: veja os principais estilos da trend aesthetic girl Imagem: Reprodução/Instagram

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

05/12/2021 04h00

Você já ouviu o termo Aesthetic Girl? Se você é uma pessoa que está antenada na moda e ligada nas redes sociais como TikTok, Pinterest e Instagram, com certeza a resposta é sim. Mas apesar de comum você sabe o que esse termo significa?

Traduzida para o português, "aesthetic" significa estética. Por muito tempo, a palavra foi usada para definir e ditar alguns padrões de beleza. No entanto, isso ficou para trás e ela ganhou um novo significado na internet —deixou de ditar padrões estéticos e abriu espaço para todos os tipos de meninas.

Sendo assim, uma Aesthetic Girl é uma garota da geração Z —nascidas entre 1995 e 2010—, que adora redes sociais e está por dentro de todas as novidades de estilos. Elas dominam e seguem as principais tendências de moda e comportamento que estão bombando nas redes.

E tem para todos os gostos. De roupas delicadas e românticas a coturnos e correntes, nesse universo há várias possibilidades.

Conheça os 11 principais estilos de Aesthetic Girl:

E-girls

O nome vem de "eletronic girls" e é uma versão mais atual do estilo emo e gótico, mas sem deixar de lado um leve aspecto "fofo" e com uma dose de doçura. Elas possuem uma influência ampla e que une diferentes tribos, desde a música eletrônica, até games e rolês bem urbanos.

O padrão de beleza consiste em acessórios mais escuros, as maquiagens tendem a ser mais marcantes, com um delineado de gatinho característico. Já o cabelo pode ser colorido e com uma franjinha curta clássica. Ah e elas amam xadrez, listras e correntes!

A popularização da tendência se deu principalmente no TikTok, em que as meninas gravam pequenos clipes com sua transformação em e-girls. A moda também está presente no Instagram.

A cantora Billie Eilish é uma das principais representantes desse estilo.

Soft girls

Elas são o oposto das e-girls. As Soft Girls ou Baby Girls são consideradas garotas meigas, gostam de uma estética fofa e marcada pelos tons rosas e pastéis. Assim como o significado da palavra "soft" (suave) já remete, o tipo de moda aposta em características leves e "fofas".

Romantismo é o que dita esse estilo. Elas abusam das roupas meigas, com mangas bufantes, estampas mais 'infantis", presilhas ou laços coloridos no cabelo, maquiagem leve e aquela doçura bem característica. Os grupos de k-pop (gênero de música coreana) são os ídolos dessas garotas.

A soft girl é uma tendência criada no TikTok que se expandiu para outras redes sociais.

VSCO girl

Uma variação da estética Tumblr, esse estilo ganhou forças com o aplicativo de edição de fotos, VSCO Cam - que deu origem ao nome desse grupo de meninas. Nele, os filtros azulados e básicos são sucessos entre as meninas mais "good vibes" e que adoram uma praia.

As roupas são bem confortáveis, como moletom, tie dye, blusas largas, short jeans e tênis. A maquiagem também é leve e natural, e os cabelos, na maioria das vezes, estão meio presos bagunçadinhos ou soltos com as ondas naturais. E esse estilo adora uma foto tanto urbana, quanto à beira-mar. Além disso, um item que chama atenção nas fotos é a garrafinha térmica com adesivos fofos. A tendência está presente em redes como Instagram, YouTube e TikTok.

Garotas Tumblr

Uma das precursoras das aesthetic girls, as garotas Tumblr foram as pioneiras entre as tendências Aesthetic, e fazem sucesso na web desde 2011. A eterna rede social (Tumblr) voltada para fotos e para o universo adolescente eternizou as meninas que adoram uma vida despojada, mas cheia de atitude.

All Star, roupas pretas e vintage são a marca registrada dessa tribo. Entre as características do estilo, é possível citar uma maquiagem forte, com direito a cílios postiços, iluminador e batom mate. Já o cabelo deve ser bem definido e os acessórios, dourados.

E, claro, fotos não poderiam faltar: os registros são em festas, centros urbanos e sempre com muitos amigos.

Art girls

Como o próprio nome já diz, as Art girls têm uma forte influência das artes plásticas. Muito ligadas a quadros e a esculturas, os lugares preferidos dessas meninas são os ateliês de pintura e museus.

As Art girls possuem um estilo bem próprio, com origem em uma vertente vintage. As cores presentes neste estilo são: amarelo, mostarda, vermelho, marrom e azul. As flores também estão muito presentes e elas estão nas estampas de roupas e nos acessórios. Com relação aos calçados, as art girls costumam utilizar tênis do estilo All Star.

Maquiagem e cabelo não têm tanta importância assim - um coque bem soltinho já é o suficiente.

Kawaii girls

As Kawaii girls são apaixonadas pela cultura japonesa de animes e mangas. Elas gostam de combinar sensualidade com um toque de fofura — por isso, saias curtas com meia calças e decotes arredondados estão muito presentes nesse estilo.

E fofura tem tudo a ver com essas meninas que investem em tons clarinhos, acessórios meigos e até mesmo com um ar infantil. Já a maquiagem tem como principal característica olhos bem marcados.

Kidcore

Com um colorido vibrante, as kidcores adoram o universo infantil. E as roupas refletem bem isso: são vários acessórios com fitas e miçangas. A maquiagem também combina com as roupas, uma mistura de cores que se assemelha a um arco-íris.

Na decoração do quarto não pode faltar um bichinho de pelúcia, smiles e pôsteres de desenhos.

Dentro do Kidcore ainda existe uma variação: o Rainbowcore, tendência que reforça o padrão das cores do arco-íris no visual, acessórios e no estilo das fotos postadas nas redes sociais.

Cottagecore

As meninas que seguem o estilo cottagecore prezam por um dia a dia calmo e têm uma forte ligação com a natureza. Como inspiração elas abusam das flores, dos babados, rendas e acessórios que remetam a uma vida simples, como chapéu e botas.

As roupas são leves, feitas de algodão e com tons terrosos claros.

Já o passeio preferido delas é um piquenique com comidas caseiras feitas com ingredientes naturais. As louças antigas e objetos decorativos vintages também ganham destaques nas fotografias das Cottagecore Aesthetic Girls.

Dark academia

A romantização da vida acadêmica e o amor pelo conhecimento são as marcas registradas das seguidoras da Dark academia. Além das roupas vintage e com tons terrosos, elas sempre estão com um livro embaixo do braço.

Outra característica marcante dessas garotas é aquele ar misterioso que elas têm.

Witchcore

Uma espécie de gótica mais moderna, as meninas do estilo witchcore, também chamado Gotic Aesthetic têm um lado místico e esotérico. As roupas costumam ser pretas, com vestidos longos e um coturno básico.

Elas se assemelham às e-Girl, mas têm uma pegada bem puxada para o lado esotérico, místico e de bruxaria. Já os cabelos são longos e escuros, assim como a maquiagem, normalmente com um delineado marcante.

As fotos são geralmente feitas em florestas, com inspirações em um cenário de outono.

Grunge

Estilo criado na década de 90, o grunge nunca sai de moda e ainda está muito presente nessa geração de meninas.

Inspirado em bandas como Nirvana, essas meninas curtem um estilo roqueiro, mais alternativo e, até mesmo, rebelde.

Roupas xadrez e All Star são bastante usados. Ser despojada é uma das principais características delas.