Topo

WhatsApp testa reações com emojis; veja como vai funcionar

Getty Images
Imagem: Getty Images

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

26/11/2021 18h02

Lá em setembro vazou a informação de que o WhatsApp vai, em breve, receber uma função muito desejada pelos usuários: a possibilidade de reagir a mensagens com emojis, tal qual já acontece em redes sociais como Instagram, Twitter e no Facebook.

Nesta semana, o blog WABetaInfo, famoso por publicar informações antecipadas sobre futuras atualizações do app, revelou as primeiras imagens da função (confira abaixo). As reações poderão ser vistas por qualquer pessoa no caso de grupos, mas também estarão disponíveis nos chats privados.

Reações do WhatsApp - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Assim como outras funções do WhatsApp, como ver o horário em que uma mensagem foi enviada ou por quem foi lida, as pessoas poderão checar as informações da novidade e saber quem reagiu ao que e quando.

Apesar de ainda não ter data divulgada para chegar nos aplicativos móveis e de desktop, as reações do WhatsApp ficarão limitadas a seis opções de emojis. Por enquanto, o desenvolvimento está focado na versão do iOS do app, com lançamento futuro para Android.

Mais novidades a caminho

Ao longo deste ano, quem usa o WhatsApp pôde conferir várias novas funções no aplicativo. Entre elas, a tão esperada possibilidade de acelerar áudios, fotos e vídeos de visualização única e opção de pagamentos. Mas as novidades não devem parar por aí.

Além das reações com emojis, o aplicativo está trabalhando na possibilidade de deixar que mensagens de áudio sejam gravadas em etapas. O recurso já está disponível para alguns testadores beta.

Com isso, você pode começar a gravar um áudio, pausar a gravação caso precise recuperar o fôlego, ou reorganizar as ideias, para em seguida voltar a gravar sem perder o que já havia sido dito.

Outra novidade é que, em breve, será possível ocultar a informação do horário do "Visto por último" de alguns contatos específicos, e ainda esconder deles suas informações e sua foto de perfil.

Agora, só é possível escolher entre três configurações para definir quem quem pode ou não saber a última vez em que você esteve online: "todos", "ninguém" ou "meus contatos". Já com a nova função, a opção "Meus contatos, exceto..." surge na lista de configurações de privacidade, possibilitando que você aponte uma pessoa específica de quem você quer ocultar a informação.