PUBLICIDADE
Topo

'Chorrindo', coração e joinha: confira os 10 emojis mais usados em 2021

Os emojis mais usados de 2021, segundo o Consórcio Unicode: quanto maior o tamanho, mais popular - Consórcio Unicode
Os emojis mais usados de 2021, segundo o Consórcio Unicode: quanto maior o tamanho, mais popular Imagem: Consórcio Unicode

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

03/12/2021 16h00Atualizada em 04/12/2021 10h21

Os emojis ganharam um espaço especial nas conversas pelo celular e computador. Tanto que 92% da população online usa as famosas carinhas e elementos divertidos. O Consórcio Unicode, que define os padrões de emojis e outros símbolos que usamos em comunicação digital, divulgou uma lista com os dez emojis mais utilizados por usuários em todo o mundo.

O líder do ranking é o "chorrindo" (😂), uma carinha chorando de rir que ficou ainda mais popular recentemente depois de ter sido associada a um emoji "cringe" ("algo vergonhoso" ou ultrapassado), característico dos millennials —geração nascida entre 1981 a 1995.

Quem nunca usou um coração vermelho (❤️), não é verdade? Pois é, ele também está no Top 10, na segunda posição. O ranking segue com o "chorrindo torto" (🤣), o "joinha" (👍), a carinha de choro (😭), o "aleluia", ou "bate aqui" (🙏) e uma sequência de carinhas "amáveis": 😘, 🥰, 😍 e 😊.

Os emojis mais utilizados —em maioria positivos e divertidos— não são muito diferentes das opções que apareceram no levantamento de 2019, segundo o Consórcio Unicode. Naquele ano, última vez que o grupo divulgou um ranking dos emojos mais usados, os líderes do ranking foram também o "chorrindo" e o coração vermelho.

Dos 3.663 emojis que existem no mundo, formalizados pelo padrão Unicode, apenas 100 deles são usados em 82% das conversas. Ou seja, acabamos repetindo as mesmas carinhas para reproduzir sentimentos. No levantamento, ainda é possível perceber que as pessoas têm preferência por carinhas, corações ou animais —em vez de elementos, como balões de texto, por exemplo.

Os emojis mais populares por categorias

O levantamento também separa os emojis mais usados por categorias. Entre os símbolos de roupas, por exemplo, o mais popular é um adereço bem peculiar: uma coroa (👑). Isso mesmo, nada de sapatos, blusas ou bolsas entre os tops.

Já entre os símbolos de transporte, o destaque é o foguete (🚀), ao invés de ônibus ou aviões. A conclusão do levantamento é de que, em geral, os emojis não são usados literalmente para substituir palavras, em sim para ilustrar sentimentos.

Para as partes do corpo, o bíceps (💪) é o mais popular, podendo indicar força ou superação —ou até o ato de arregaçar as mangas para tomar a vacina contra covid-19.

Em plantas, o destaque é o buquê de flores (💐). Já entre animais, o mais comum é a borboleta (🦋). Para finalizar, ainda aparece o emoji de uma pessoa dando estrelinha (🤸), que sugere felicidade e alegria.

Categorias populares

Segundo o Consórcio Unicode, as categorias mais populares de emojis são as de carinhas e mãos (que ficam separadas do tópico de "partes do corpo"). Dentre as mais utilizadas estão estas: 😀 😃 😄 😁 😆 😅 🤣 😂 🙂 🙃 😉 😊 😇.

Já em "Emoções", a mais popular, de forma esmagadora e consistentemente, é a subcategoria de corações. Alguns dos mais utilizados são: 💋 💌 💘 💝 💖 💗 💓 💞 💕 💟 ❣ 💔 ❤ 🧡 💛 💚 💙 💜 🤎.

E a categoria mais flopada? As bandeiras. Isso mesmo. Apesar de existirem 258 emojis dessa categoria, eles estão entre os menos utilizados. Nesse tópico, as piores performances são as bandeiras de países.

Reflexo da pandemia

A maioria dos emojis —especialmente carinhas e emoções positivas— permanece com seu uso constante desde 2019, ano em que o Consórcio Unicode revelou os mais usados pela última vez. Compare o top 10 de cada ano:

  • 2019: 😂 ❤️ 😍 🤣 😊 🙏 💕 😭 😘 👍;
  • 2021: 😂 ❤️ 🤣 👍 😭 🙏 😘 🥰 😍 😊.

A pandemia de covid-19 também afetou alguns padrões de como nos expressamos no dia a dia. Alguns emojis de saúde, como de calor (🥵) e o doente (🥴) entraram no Top 100 em 2021. Já o de máscara (😷) passou da 186ª para a 156ª posição, enquanto o vírus (🦠) finalmente chegou ao Top 500.