PUBLICIDADE
Topo

Novas regras: Twitter restringe publicação fotos de pessoas sem autorização

Twitter
Imagem: Twitter

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

30/11/2021 17h47

O Twitter anunciou, nesta terça-feira (30), um novo recurso para impedir a publicação de imagens de pessoas sem o consentimento delas.

A novidade é uma expansão de uma política já existente da plataforma, que impede o compartilhamento não autorizado de dados privados de terceiros, como números de telefone, endereços, informações médicas e bancárias, entre outros.

De acordo com a publicação no blog do Twitter, a partir desta data, qualquer pessoa retratada em uma foto ou vídeo na plataforma pode entrar em contato para ter o conteúdo removido, se não aprovar a publicação.

"Compartilhar imagens é uma parte importante da experiência das pessoas no Twitter. As pessoas devem ter a opção de determinar se uma foto será compartilhada publicamente ou não. Para isso, estamos expandindo o escopo de nossa Política de Informações Privadas", explicou a empresa.

No anúncio, o Twitter afirmou que há uma preocupação crescente com o uso indevido de imagens e informações privadas para ameaçar, intimidar e expor outras pessoas.

"O compartilhamento de mídia pessoal, como imagens ou vídeos, pode violar a privacidade de uma pessoa e causar danos emocionais ou físicos", disse a companhia, em seu comunicado.

"O uso indevido da mídia privada pode afetar a todos, mas pode ter um efeito desproporcional nas mulheres, ativistas, dissidentes e membros de comunidades minoritárias", completou.

A regra não vale para imagens de figuras públicas ou pessoas que foram retratadas em tuítes com informações de interesse da comunidade ou jornalístico.

Porém, a plataforma informou que pode remover a postagem automaticamente caso determine que o conteúdo foi compartilhado com intenções de assédio, intimidação ou silenciamento da pessoa, o que fere a sua política contra comportamento abusivo.

Como fazer a denúncia

Quem quiser denunciar tuítes com imagens ou informações privadas, deve buscar a Central de Ajuda do Twitter.

Ao entrar no site, clique em "Fale Conosco" e, depois, em "Como permanecer em segurança no Twitter e conteúdo sensível".

Depois, preencha o espaço com informações sobre a publicação de informações privadas.

"Quando formos notificados pelos indivíduos retratados (nas mídias), ou por um representante autorizado, de que eles não consentiram em ter sua imagem ou vídeo privado compartilhado, nós os removeremos", explicou o Twitter.