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'Netflix de exercícios': Apple Fitness+ chega ao Brasil por R$ 29,90

Apple Fitness+ - Divulgação
Apple Fitness+ Imagem: Divulgação

Letícia Naísa*

De Tilt, em São Paulo

03/11/2021 17h02

Depois do iPhone 13, foi a vez do Apple Fitness+ chegar ao Brasil nesta quarta-feira (3). O serviço, lançado em 2020 no mercado norte-americano, é o primeiro do tipo desenvolvido em torno das funcionalidades do Apple Watch, permitindo que o dispositivo acompanhe as métricas do usuário durante os exercícios. O aplicativo funciona tanto no smartwatch quanto no iPhone, iPad e Apple TV. Mas, é claro, o acesso ao serviço é pago: R$ 29,90 mensais ou R$ 149,90 na assinatura anual.

O Fitness+ foi criado com o objetivo de oferecer treinos guiados de diversas modalidades para que os usuários possam se exercitar no seu ritmo e da onde estiverem. As aulas de dança, yoga, esteira, ciclismo e meditação, por exemplo, podem ser acompanhadas em qualquer dispositivo da companhia, que trabalham de modo sincronizado com o Apple Watch. Quando um exercício é iniciado no iPhone, iPad ou Apple TV, a mesma atividade se inicia no relógio inteligente, que irá monitorar dados de performance, como a frequência cardíaca, perda de calorias e a duração do exercício.

Os treinos disponíveis no serviço foram desenvolvidos por instrutores profissionais e estão separados por níveis de dificuldade para orientar desde o praticante iniciante até o atleta veterano. A ideia do Fitness+, de acordo com a Apple, é permitir criar uma rotina consistente de atividades físicas, que motive a pessoa do início ao fim dos treinos. São mais de 1.300 exercícios de 11 atividades diferentes, incluindo treinos HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), Força, Yoga, Dança, Core (força abdominal), Ciclismo, Pilates, Esteira (corridas e caminhadas), Remo e Mindful Cooldown -- treino pensado para acalmar a mente e colocar os pensamentos em ordem, segundo a empresa.

Além do bem-estar físico, o Fitness+ se propõe a trabalhar o bem-estar emocional por meio de conteúdo de meditação guiada basedo em temas, como bondade, gratidão, foco, resiliência. No total, estão disponíveis nove temas. Outra categoria de atividades físicas é por momentos da vida, como exercícios voltados para grávidas e para adultos na terceira idade.

Caminhada dos famosos

Um dos recursos do Fitness+ é o "Time to Walk". Trata-se de um compilado de experiências em áudio apresentado por celebridades e pessoas influentes, como a modelo Naomi Campbell, a cantora Dolly Parton e o boxeador Anthony Joshua. O que a Apple fez foi convidar as personalidades para fazer uma caminhada e gravar uma conversa com cada uma.

No passeio, elas contam histórias inspiradoras, fotos e músicas que marcaram suas vidas. No dispositivo da Apple, as imagens vão aparecendo, as músicas são apresentadas quando o convidado cita alguma delas e é possível acompanhar tudo pelo dispositivo. A ideia, diz a empresa, é se sentir caminhando ao lado do seu ídolo.

A plataforma já reúne 40 convidados. Por enquanto, nenhum brasileiro. Por conta da pandemia de covid-19, a Apple diz que não conseguiu realizar encontros com personalidades de fora dos EUA, mas que pretende trabalhar a ideia com falantes famosos de outras línguas que não seja o inglês.

Além do Brasil, o Apple Fitness começa a operar em mais 14 novos países a partir dessa semana, elevando para 21 o número de países em que o serviço está disponível. Tanto nos mercados novos como nos já existentes, o Fitness+ estará disponível em inglês. Em matéria de acessibilidade, é possível acompanhar os conteúdos apenas por meio de legendas em português brasileiro, inglês, francês, alemão, italiano, russo e espanhol.

Com o avanço da vacinação contra covid-19 e a reabertura de fronteiras e espaços públicos, a Apple espera poder produzir conteúdo em outras línguas nativas em breve. A escolha pelas legendas ao invés da dublagem, segundo a empresa, foi feita após feedback de alguns usuários, que afirmaram preferir ouvir a voz original do instrutor na tela.

SharePlay

O Apple Fitness+ também é um marco para uma nova forma de interação entre os usuários da marca. A plataforma está introduzindo o SharePlay, que possibilita aos assinantes compartilharem os treinos e meditações guiadas com amigos e familiares usando outro aplicativo da companhia, o FaceTime.

Os assinantes do Fitness+ podem usar o SharePlay para iniciar um exercício de grupo ou meditação com até 32 pessoas enquanto usam o FaceTime em um iPhone ou iPad. A sessão Fitness+ selecionada é transmitida em sincronia para os participantes, que poderão fazer atividades juntos e poderão se ver pela câmera enquanto se exercitam.

Quanto custa?

Funcionando como um serviço de streaming de treinos guiados, o Fitness+ também requer uma assinatura para o acesso aos conteúdos. No Brasil, o serviço está disponível a partir de R$ 29,90 na assinatura mensal e R$ 149,90 na anual, mas o benefício pode ser compartilhado com até cinco pessoas. Na compra de um novo Apple Watch Series 3 ou posterior, o cliente ganha três meses de acesso gratuito ao serviço. Os clientes que já têm um relógio da marca têm acesso a um mês gratuitamente. Nos EUA, sai por US$ 9,99 mensais.

Outra forma de acessar o Fitness+ é pela assinatura do plano Apple One Premier, outra novidade no mercado brasileiro. O serviço dá acesso àss plataformas Apple Music, Apple TV+ Apple Arcade, e 2 TB (terabytes) de armazenamento no ICloud+. Em alguns países, o pacote também inclui acesso à plataforma de notícias Apple News+, que não está disponível no Brasil. O One Premier sai por R$ 69,90 por mês.

*Colaborou Juliana Stern