Topo

Futuro de reuniões e filmes? Cientistas criam holograma 'tocável'

Cientistas criaram uma bola de basquete holográfica que podia ser "tocada" - Getty Images
Cientistas criaram uma bola de basquete holográfica que podia ser "tocada" Imagem: Getty Images

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

02/10/2021 04h00

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, desenvolveram um holograma "sólido", capaz de estimular uma sensação de toque. A inovação consiste em um sistema que utiliza jatos de ar, conhecida como "aerohaptics".

O avanço tecnológico parece se inspirar no "holodeck" dos filmes de ficção científica de "Star Trek", um tipo de aparelho que simula em 3D ambientes realísticos e interações através de imagens holográficas.

De acordo com o professor de eletrônica e nanoengenharia Ravinder Daahiya, que atua no projeto, é possível sentir os dedos, as mãos e os pulsos de pessoas projetadas em forma de holograma graças à técnica. A equipe do experimento publicou um estudo com as descobertas na revista científica Advanced Intelligent Systems.

"Com o tempo, isso poderia ser melhorado para permitir que você conheça um avatar virtual de um colega que está do outro lado mundo e, realmente, sentir o aperto de mão dele", explica o professor Daahiya. Em um artigo para o site The Conversation, o cientista declara que este "pode ser o primeiro passo para construir algo parecido com um holodeck".

Como funciona?

Embora semelhante aos hologramas sensoriais que já existem, o sistema aerohaptic não precisa de um controlador manual ou luvas inteligentes para gerar a sensação do toque.

Em vez disso, um bocal, dispositivo capaz de responder aos movimentos da mão, é utilizado para soprar o ar sobre o usuário, o que torna a experiência sensorial mais natural.

Ao tentar "tocar" o holograma de uma parede, por exemplo, o bocal sopra os jatos de ar pressurizado em direção à sua mão de forma que dê a sensação de que você está tocando um obstáculo sólido. Para simular um objeto pequeno, como chaves, por exemplo, o sistema projeto jatos de ar concentrados em pequenas partes da mão.

O resultado, segundo os cientistas, é uma sensação de toque mais realista, já que as mãos estão livres de qualquer luva especial, e ainda consegue enganar o cérebro, que "sente" o tato e ainda "vê" o objeto ali na sua frente.

Holograma de bola de basquete - Divulgação / Advanced Intelligent Systems - Divulgação / Advanced Intelligent Systems
Holograma de bola de basquete
Imagem: Divulgação / Advanced Intelligent Systems

A surpreendente bola de basquete holográfica

O experimento foi realizado com uma projeção interativa de uma bola de basquete que pôde ser tocada, rolada e até quicada, como se fosse de verdade.

A resposta de toque através dos jatos de ar é arquitetada com base na superfície virtual da bola, o que permite alguém sentir o formato arredondado, rolar o objeto quando ele quica e rebater na palma da mão.

Mas, até o momento, a técnica ainda é bastante limitada, podendo simular apenas objetos simples de casa. Será preciso de mais tempo para que um aparelho similar ao fictício holodeck, com pessoas e ambientes totalmente virtuais, seja de fato criado.

Enquanto isso, Daahiya espera que as pesquisas avancem para, no futuro, criar experiências de games em realidade aumentada e até auxiliar médicos em tratamentos remotos em qualquer lugar do mundo.